Saúde
Beber de duas a três xícaras de café por dia aumenta a expectativa de vida, diz estudo
27/09/2022

Parte da rotina de muitas pessoas, o café sempre acende uma dúvida: afinal, ele faz bem ou mal para a saúde? Um estudo recente, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, procurou a resposta e descobriu que beber de duas a três xícaras de café por dia está associado a um aumento da expectativa de vida e a risco menor de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, em comparação com pessoas que não consomem ou evitam o produto.
"Neste grande estudo observacional, o café moído, instantâneo e descafeinado foi associado a reduções equivalentes na incidência de doenças cardiovasculares e morte por doença cardiovascular ou qualquer outra causa", disse o autor da pesquisa, Peter Kistle. Para ele, de agora em diante, o consumo leve e moderado do café deve ser considerado um estilo de vida saudável
Essa publicação é um oferecimento
Em greve, funcionários de hospitais universitários fazem protesto em Natal
27/09/2022

Funcionários de hospitais federais, que estão em greve desde o dia 21 de setembro, fizeram um protesto com apitaço na entrada do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), na manhã desta terça-feira (27), em Natal.
O ato aconteceu na entrada dos servidores ao prédio. Os grevistas são funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra as unidades federais vinculadas ao Ministério da Educação.
Os funcionários públicos cobram reajuste salarial e reivindicam três acordos coletivos em atraso. De acordo com ele, a perda salarial chegou a 25%, por causa da infração.
Essa publicação é um oferecimento
Antidepressivos ajudam na TPM, dizem estudos
25/09/2022

Forma mais grave e menos comum de TPM, o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) pode ter seus sintomas aliviados com antidepressivos, segundo estudos.
“Sabemos que os antidepressivos ISRSs devem estar funcionando de maneira um pouco diferente de como funcionam para depressão ou transtornos de ansiedade, já que seus benefícios para essas condições podem levar semanas para aparecer, enquanto para TDPM, os sintomas podem ser aliviados em dias”, disse a doutora em saúde da mulher no Northwell Health’s Zucker Hillside Hospital de Nova York, Kristina Deligiannidis.
As baixas doses de antipressivos ISRSs, tomadas apenas nas últimas duas semanas do ciclo menstrual, podem aliviar sintomas como irritabilidade, desespero, ansiedade, alterações de apetite, letargia, problemas para dormir, inchaço e dor de cabeça.
Essa publicação é um oferecimento
Saúde cadastra laboratórios para diagnóstico de varíola dos macacos
25/09/2022

O Ministério da Saúde informou que cadastrou sete novos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) para realizar testes diagnósticos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox.
“A partir de agora, Bahia, Goiás, Santa Catariana, Ceará, Pernambuco, Paraná e Espírito Santo também terão capacidade para fazer a análise das amostras. Com isso, a pasta garante maior celeridade à identificação do vírus, que é monitorado desde que foi detectado pela primeira vez no país, em junho de 2022”, informou a pasta.ebcebc
Antes da ampliação, os exames já eram realizados pelos Lacens de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, além dos laboratórios de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro e no Amazonas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Evandro Chagas, no Pará.
Essa publicação é um oferecimento
Nova lei obriga plano de saúde a cobrir tratamento fora da lista; veja oque muda
25/09/2022

Lei que obriga os planos de saúde é sancionada e agora as empresas terão de cobrir procedimentos que estão fora do rol da ANS (Agência Nacional de Saúde).
O rol da ANS é uma lista de procedimentos médicos de cobertura obrigatória aos clientes das operadoras de planos de saúde.
Ocorre que há diversos tratamentos não previstos no rol, que recentemente foram retirados da obrigatoriedade de cobertura, o que afetou milhões de pessoas e usuários, que passaram a não serem segurados.
Essa publicação é um oferecimento
Boa notícia: menino que teria um mês de vida consegue dinheiro para realizar tratamento no exterior
24/09/2022

A família de Jean Lucas Paes Leme Jubé publicou um vídeo no Instagram afirmando que conseguiu o valor de R$ 2 milhões para o tratamento da criança no exterior. Emocionados, os pais agradecem a ajuda e solidariedade de todos que colaboraram e informaram que por orientação médica, o tratamento será realizado em Barcelona.
"Venho aqui em respeito a todos que nos ajudaram, quero agradecer a todos e agradecer a Deus, primeiramente, e a todos que nos mandam mensagens, informamos que agora nós vamos a Barcelona que possui um tratamento mais rápido e como o Jean não tem muito tempo, essa decisão foi tomada com toda a junta médica de Barretos", falou o pai do menino, Silvio Eurico Paes Leme Jr.
Essa publicação é um oferecimento
Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite
24/09/2022

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado 24, em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga.
Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro. ebcebc
A estratégia tem como meta mobilizar pais e responsáveis para a imunização de crianças de menores de cinco anos contra o vírus que causa a paralisia infantil e a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
“Nós temos um grande desafio, não permitir que a poliomielite seja reintroduzida no Brasil”, disse o ministro da Saúde. Ele pediu engajamento da população na imunização das crianças.
“Nós temos 15 milhões de crianças para vacinar e precisamos que vocês nos ajudem para que possamos trazer os pais e avós para vacinar pelo menos 95% dessas crianças”, explicou.
Essa publicação é um oferecimento
Infecção por coronavírus pode elevar risco de lesões cerebrais
23/09/2022

Estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington, publicado nessa quinta-feira, 22, na revista Nature Medicine aponta que pessoas recuperadas da Covid-19 correm maior risco de sofrer lesões cerebrais até um ano depois da infecção do coronavírus, se comparado com aquelas que não tiveram a doença.
Os principais sintomas relatados foram perda de memória, dor de cabeça, ansiedade, depressão e tremores.
As novas descobertas sobre a Covid de longa duração foram feitas em um grande estudo nos Estados Unidos e inclue dados de hospitalizados e não hospitalizados coletados por mais de seis meses.
Essa publicação é um oferecimento
Covid: com 73 mortes em 24h no país, média móvel cai 14% e está em 68
22/09/2022

O Brasil registrou 73 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos está em 68 nesta quinta-feira (22/9), redução de 14% em relação ao número verificado há 14 dias.
O país também contabilizou 8.708 novos casos da doença, totalizando 34.616.655 infecções confirmadas desde o início da pandemia. No total, foram registradas 685.677 mortes em decorrência de problemas relacionados ao coronavírus.
Os números são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O estado do Paraná não atualizou os dados.
Essa publicação é um oferecimento
Anticoncepcional masculino deve ficar pronto em 2023; saiba como funciona
22/09/2022

Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia por trás do primeiro anticoncepcional masculino prometem que o produto deve ficar pronto em 12 meses.
O Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) é em forma de vacina e tem efeitos que duram até 10 anos. Já nos testes finais, o anticoncepcional é reversível — só é necessária uma injeção de água e bicarbonato de sódio — e não é baseado em hormônios.
Um teste, feito em 300 voluntários na Índia, apontou uma eficácia de 97%. Agora, o Risug aguarda aprovação das autoridades sanitárias do país.
Como funciona o anticoncepcional masculino?
O anticoncepcional Risug usa um gel feito de polímero que reveste o ducto espermático, dois canais que transportam os espermatozoides. Ele é aplicado em forma de vacina.
Normalmente, os espermatozoides passam pelos ductos para se juntar aos líquidos seminais e formar o sêmen. O que o Risug faz é impedir que essa viagem aconteça, o que consequentemente impede a fertilização do óvulo.
O paciente terá de aplicar duas doses de Risug, uma em cada ducto, mas o procedimento leva poucos minutos e conta com uma anestesia local na área do escroto.
Para reverter o processo, os cientistas afirmam que só é necessário uma injeção de água e bicarbonato de sódio. Os efeitos contraceptivos aparecem em até 6 meses.
Já os efeitos colaterais incluem inchaço escrotal e dor na região da virilha, que desapareceram dentro de um mês.
Exame
Essa publicação é um oferecimento
Profissionais de saúde protestam a favor do piso da enfermagem em Natal
21/09/2022

Profissionais de saúde realizaram nesta quarta-feira (21), um ato pela implantação do piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. A ação se estende durante todo o dia e faz parte de uma mobilização nacional da categoria.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), uma programação foi montada ao longo de toda a quarta-feira, entre oficina de cartazes, apresentações culturais, culminando em um ato público realizado durante a tarde.
Essa publicação é um oferecimento
ANS determina que planos cubram teste para varíola dos macacos
21/09/2022

O teste para diagnóstico da varíola dos macacos foi incluído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no rol de procedimentos que devem ter cobertura garantida por planos de saúde privados.
A medida consta em uma nova resolução normativa aprovada na segunda-feira (19).
Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é endêmica em regiões da África e se tornou uma preocupação sanitária devido a sua disseminação por diversos países desde maio. No Brasil, já são 7.019 casos e duas mortes, segundo dados divulgados na manhã de hoje (20) pelo Ministério da Saúde.
Conforme a resolução normativa, os planos deverão cobrir os testes dos beneficiários que apresentarem indicação médica. O exame é realizado a partir de amostras de fluidos coletados diretamente de lesões que se manifestam na pele, usando um swab [cotonete estéril] seco.
As análises permitem detectar a presença do vírus que causa a doença.
Segundo nota divulgada pela ANS, a incorporação do teste faz parte do processo dinâmico de revisão do rol, que já foi modificado 12 vezes em 2022, garantindo a cobertura obrigatória de 11 procedimentos e 20 medicamentos.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Doenças do coração: confira 3 estratégias para se manter saudável
20/09/2022

Não é novidade que as doenças do coração oferecem um grande risco de vida para os pacientes. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os problemas de origem cardiovascular são as principais causas de morte no mundo, representando 16% do total de óbitos no planeta. E uma forma de amenizar esse quadro é a prevenção.
As doenças do coração, em sua maioria, estão diretamente ligados a outros males, como obesidade, má alimentação e sedentarismo. Ou seja, são uma péssima consequência do mundo atual. Afinal, pessoas com pouco tempo e muitas obrigações acabam sucateando a alimentação e deixando de praticar atividades físicas.
Sendo assim, tornam-se sedentárias e começam a ficar acima do peso: cenário perfeito para o aparecimento de hipertensão, diabetes e outros problemas cardíacos.
Essa publicação é um oferecimento
Grávida de 9 meses, mãe dá à luz em academia do Sudoeste: “Susto bom”
20/09/2022

Uma situação inusitada aconteceu com a engenheira civil Raquel Nobrega, 28 anos, nessa segunda-feira (19/9). Enquanto participava de um programa para gestantes em uma academia de ginástica no Sudoeste, ela deu à luz um menino, seu segundo filho.
Ao sentir as primeiras contrações, a mãe entrou em trabalho de parto no spa do estabelecimento.
Deitada em uma das camas do local, Raquel não demorou muito para sentir que o pequeno Augusto nasceria ali. Apesar da gravidez de nove meses, a engenheira não esperava que o bebê fosse chegar nesta semana, pois a previsão do parto era para o início de outubro.
A personal trainer Aline Souza, 33, que estava na academia acompanhou o parto e ajudou Raquel.
Essa publicação é um oferecimento
Homem passa por cirurgia de 2 horas para retirar desodorante do ânus
20/09/2022

O caso de um homem que foi hospitalizado para retirar um tubo de desodorante que estava alojado em seu ânus há três semanas chamou atenção em West Bengal, na Índia. O rapaz de 27 anos não foi identificado, e procurou o hospital com dores abdominais severas.
Segundo os médicos, o corpo estranho só foi identificado depois que o paciente passou por um raio X. O homem não foi capaz de evacuar durante este período e corria risco de vida se não retirasse o objeto do corpo.
Foi necessário uma cirurgia de duas horas para tirar o desodorante. Porém, o paciente não se recuperou totalmente: o homem teve danos consideráveis no intestino, e deve passar por outros procedimentos para reparar a situação.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Depressão infantil: entenda os sinais e os fatores de risco para o distúrbio
19/09/2022

Neste setembro amarelo, é fundamental falar sobre a depressão infantil, quadro clínico cada vez mais comum em todo o mundo. Assim como os adultos, as crianças enfrentam adversidades e carecem de ajuda profissional, familiar e solidária.
De acordo com uma estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com a depressão.
Apenas no Brasil, segundo um estudo realizado pela FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), em setembro de 2021, 36% dos jovens apresentaram sintomas de depressão e ansiedade. O levantamento foi realizado on-line com cerca de 6.000 voluntários na faixa etária de 5 a 17 anos.
Diante disso, atentar-se aos primeiros sinais do transtorno é uma atitude necessária. De acordo com o psicólogo especialista em saúde mental infanto-juvenil, Miguel Bunge, o tratamento precoce faz total diferença para o desenvolvimento da criança.
Essa publicação é um oferecimento
Vacina contra a varíola dos macacos deve chegar ao Brasil este mês, diz Queiroga
19/09/2022

O primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos deve chegar ainda este mês ao Brasil, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista ao programa Brasil Em Pauta, da TV Brasil.
A negociação, feita com o laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, conta com a intermediação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Nessa primeira leva, devem estar disponíveis 50 mil imunizantes, os mesmos utilizados para o combate da varíola.
De acordo com o ministro, as vacinas não são para toda a população, e sim para grupos específicos. “Não há recomendação, no momento, para a vacinação em massa”, esclareceu Queiroga.
Entre os grupos específicos estão profissionais de saúde que lidam diretamente com amostras de infectados e pessoas que tiveram contato com portadores do vírus. “Estudos já mostram que uma dose dessa pode ser fracionada em cinco doses. Então nós podemos beneficiar um número maior de pessoas. A princípio são aqueles que têm contato com o material contaminado”, disse Queiroga.
O ministro da Saúde também reforçou as diferenças entre a varíola dos macacos e a covid-19. Segundo Queiroga, além da letalidade, o vírus da covid-19 apresentou inúmeras mutações no decorrer da pandemia, o que não se observa com a varíola dos macacos, que foi mapeada pela primeira vez na África, em 1976.
Queiroga reforçou ainda que os índices de contágio da varíola dos macacos estão em queda no mundo e em estabilidade no Brasil. “No mundo inteiro o surto tem diminuído, a velocidade de progressão dos casos é menor e nós estamos numa fase de platô com queda. Então esperamos que esse surto seja controlado”, defendeu Queiroga.
Além da importação emergencial de doses de vacina contra a varíola dos macacos, o Ministério da Saúde também recebeu autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importar o antiviral Tecovirimat, que deve ser utilizado em situações graves e específicas. “O uso é diante de situações onde não temos mais alternativas para esses pacientes”, salientou o ministro da Saúde.
Vacina nacional
O Ministério da Saúde também trabalha com o desenvolvimento de um imunizante nacional para enfrentar a doença. A expectativa é que a vacina esteja operacional no segundo semestre do ano que vem. Mas para isso, segundo o ministro Queiroga, o cenário epidemiológico tem de indicar a necessidade de ampliação do público alvo da vacinação.
“É algo que está trabalhado, em pesquisas. Já recebemos a Universidade Federal de Minas Gerais, que nós chamamos de semente, que depois gera a produção do IFA, e a Fundação Oswaldo Cruz, através de Biomanguinhos, tem capacidade de fazer escala. Mas isso é se houver uma indicação de vacinação para um grupo maior de pessoas”.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Anvisa aprova vacina da Pfizer contra Covid para crianças entre 6 meses e 4 anos
17/09/2022

A Anvisa aprovou nesta sexta-feira, a ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade.
A autorização veio após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório, que indicam a segurança e eficácia da vacina também para bebês e crianças nessa faixa etária.
Além da dosagem e composição diferentes, o imunizante deverá ser aplicado em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas).
As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.
A tampa do frasco da vacina será da cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos responsáveis que levarão as crianças para serem vacinadas.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Enfermeiros do RN entram em “estado de greve” por piso salarial
17/09/2022

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em suspender o piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares da enfermagem e parteiras, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia 4 de agosto, vem causando reação das categorias desde a decisão liminar proferida um mês depois pelo ministro Luís Roberto Barroso.
No Rio Grande do Norte, os profissionais realizarão uma paralisação de suas atividades na próxima quarta-feira, 21 de setembro, na Praça 7 de setembro no centro de Natal. Além disso, realizarão outras paralisações semanais e já entraram em estado de greve.
“Estamos motivados para continuar com a luta pelo nosso piso salarial. Recebemos mais de 100 colegas enfermeiros de vários municípios para debater e tomar de decisões com toda classe da enfermagem”, declarou o presidente em exercício do Sindicato dos Enfermeiros do estado (Sindern), Matheus Oliveira.
Além da paralisação geral da enfermagem pela implementação do piso, estão previstas paralisações seguindo orientação do Fórum Nacional da Enfermagem e Federação Nacional dos Enfermeiros para semanas subsequentes.
Essa publicação é um oferecimento
Rio Grande do Norte tem Dia D de vacinação contra a poliomielite neste sábado (17)
16/09/2022

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) convocou todos os municípios potiguares para realização do Dia D de imunização contra a poliomielite neste sábado (17).
Segundo a pasta, a cobertura vacinal contra a doença está abaixo dos 50% em mais de 100 municípios potiguares e o percentual de vacinados no RN é de 27%, enquanto a meta é de 95% do público alvo.
A campanha lançada em agosto foi prorrogada pelo Ministério da Saúde.
A Coordenação Estadual de Imunizações alerta que os baixos índices de vacinação contra a poliomielite podem levar ao risco de reintrodução do poliovírus servagem (PVS), além do surgimento do poliovírus derivado vacinal.
Essa publicação é um oferecimento













