Saúde

Saúde

RN tem 60 casos confirmados de varíola dos macacos em 11 municípios

16/09/2022


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) divulgou nesta sexta-feira (16) um novo boletim epidemiológico da Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. De acordo com os dados da pasta, o estado já soma 60 casos da doença.

 

Os números apontam que 11 municípios tiveram confirmações. O maior número está na capital potiguar, que acumula 32 ocorrências. Em seguida, aparece Parnamirim, com 13 casos confirmados. Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Extremoz possuem três casos cada.

 

Ainda de acordo com o boletim, 45 casos foram registrados em pessoas do sexo masculino e 15 no sexo feminino. Ou seja, os homens somam 75% dos casos da doença no Rio Grande do Norte. A faixa etária mais atingida é a de pessoas de 30 a 39 anos, sendo 20 casos.

 

Os dados mostram que cinco crianças de 0 a 11 anos foram contaminadas no estado. De 12 a 19 anos, foram seis casos. De 20 a 29 anos, foram 13. De 40 a 49 anos, são 10 registros. Por fim, de 50 a 59 anos, foram quatro; e de 60 a 69 anos, foram dois.

No Rio Grande do Norte, ainda são 124 casos descartados, 13 considerados prováveis e 65 apontados como suspeitos.

Devido ao cenário de avanço da doença, a Sesap afirmou, em nota, que “está atualizando o Plano de Contingência Estadual, orientando também que as secretarias municipais construam seus planos de ação com base no documento estadual”. Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou um plano de atendimento da monkeypox.

Confira os municípios do RN com casos confirmados:

 

Doutor Severiano: 1

Equador: 1

Espírito Santo: 1

Extremoz: 3

Goianinha: 1

Jandaíra: 1

Mossoró: 3

Natal: 32

Parelhas: 1

Parnamirim: 13

São Gonçalo do Amarante: 3

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

Sesap convoca Dia D de vacinação contra a poliomielite para sábado (17)

14/09/2022


O Rio Grande do Norte tem apresentado baixos índices de vacinação contra a poliomielite, por isso a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) convocou todos os municípios potiguares para a realização do Dia D de imunização neste sábado (17).

A Coordenação Estadual de Imunizações alerta que os baixos índices de vacinação contra a poliomielite podem levar ao risco de reintrodução do poliovírus servagem (PVS), além do surgimento do poliovírus derivado vacinal.

Uma Nota Informativa foi enviada pela Sesap aos 167 municípios do RN com a orientação de que realizem ações para intensificar a vacinação. A meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de crianças entre 1 e 5 anos.

Para isso a Secretaria vem elaborando uma série de instrumentos técnicos com algumas estratégias que podem ser efetivadas pelos municípios na perspectiva de mudar esse cenário de baixas coberturas vacinais no estado.

“É importante reafirmamos que as vacinas salvaram mais vidas do que qualquer outra inovação médica da história, e que nós precisamos intensificar as ações de vacinação na rede de atenção primária e efetivar um grande pacto coletivo, envolvendo secretarias de estado, a população e o controle social, para que possamos reverter esse cenário que é bastante preocupante”, disse a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Estudo contraria ideia de que café da manhã reforçado ajuda na perda de peso

11/09/2022


Há uma crença popular de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e fornece energia para toda a rotina do indivíduo. O ditado "café da manhã como um rei, almoço como um príncipe e jantar como um mendigo" é comumente utilizado para dar credibilidade a este pensamento.

Para grande parte das pessoas, consumir a maioria das calorias pela manhã melhora a perda de peso e a queima de calorias. Porém, um novo estudo publicado na Cell Metabolism mostrou que não é bem isso que acontece.

Para a professora e autora-sênior da pesquisa, Alexandra Johnstone, “existem muitos mitos em torno do momento de comer e como isso pode influenciar o peso corporal ou a saúde". Buscando por fim a estas dúvidas, os cientistas descobriram que ingerir a "maior refeição" no começo ou final do dia não interfere na forma que o corpo metaboliza as calorias. 

Os pesquisadores contaram com 15 homens e 14 mulheres que eram considerados saudáveis, mas estavam acima do peso ou obesos. Os voluntários foram submetidos a dietas controladas e a medições diárias de metabolismo.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

Enfermeira salva bebê de 3 meses que parou de respirar a bordo de avião

11/09/2022


Uma enfermeira está sendo aplaudida por sua ação rápida depois de salvar a vida de um bebê recém-nascido a bordo de um voo de Pittsburgh para Orlando (Flórida, EUA) na última quinta-feira (8/9).

A intervenção salvadora de Tamara Panzino foi elogiada por Ian Cassette, meteorologista da Fox 35 em Orlando, que relatou que Anjelé, de 3 meses, parou de respirar e que os seus lábios ficaram roxos durante o voo da Spirit Airlines. A enfermeira fez uma manobra de emergência.

Cassette estava sentado três fileiras atrás de Anjelé e dos seus pais. Ele postou um vídeo do incidente no Twitter. Na filmagem, o bebê é visto sorrindo nos braços do seu pai enquanto os passageiros a bordo explodiam em aplausos com o final feliz do drama a milhares de pés de altura.

“Os pais de Anjelé, de 3 meses, ficaram apavorados e nunca haviam passado por isso antes”, postou ele na rede social. “Eles elogiaram a energia positiva do avião e as ações heroicas de Tamara por salvá-la. Nunca senti tanta tensão”, acrescentou.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Sesap nomeia 179 aprovados em concurso público; confira

10/09/2022


A edição deste sábado 10 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOE) traz a nomeação de 179 profissionais para o quadro de servidores efetivos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

As nomeações vão substituir as vacâncias de candidatos nomeados anteriormente, mas que não assumiram os cargos. São 101 assistentes técnicos em saúde, 27 enfermeiros, 16 farmacêuticos, entre outros profissionais como médicos, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos.

A lista completa está disponível no DOE, assim como todas as informações para o processo de admissão no cargo. Estão publicadas as listas de documentos e exames necessários, assim como as orientações para o acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e cadastramento como Usuário Externo do SEI, necessário para realizar a posse no cargo.

Além de realizar os exames, é necessário agendar a apresentação à Junta Médica Ocupacional do Estado situada no Prédio da Secretaria de Administração no Centro Administrativo do Estado (ao lado do Arena das Dunas). A posse é realizada por meio virtual. Para assinar o termo de posse o candidato deve ler atentamente o ato de nomeação e enviar a documentação para o email efetivossesaprn@gmail.com.

As dúvidas podem ser enviadas ao endereço eletrônico efetivossesaprn@gmail.com ou pelo telefone 84.98137.4229

Essa publicação é um oferecimento

IGOR BRITO - VEREADOR

Saúde

Suspensão do piso da enfermagem tem primeiro voto a favor no STF

10/09/2022


O ministro Ricardo Leandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o primeiro a votar a favor de referendar decisão do ministro Luís Roberto Barroso que resultou na suspensão do piso salarial nacional de enfermagem. Os ministros começaram a análise nesta sexta-feira (9/9) e terão até 16 de setembro para divulgarem seus votos no plenário virtual.

No último domingo (4/9), Barroso determinou um prazo de 60 dias para que a categoria esclareça o impacto financeiro da medida avalizada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Antes de a medida começar a valer, o magistrado defende a análise dos riscos para empregabilidade no setor, além dos efeitos na qualidade dos serviços prestados.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Saúde

RN tem os piores índices de vacinação contra a poliomielite

10/09/2022


O Rio Grande do Norte é o Estado do Nordeste com pior índice de vacinação contra a poliomielite, de acordo com os dados do Ministério da Saúde (MS). Apenas 25,32% do público-alvo (crianças de 1 a 5 anos de idade) estava imunizado contra a doença na tarde dessa sexta-feira (9).

Os dados do MS apontam, ainda, que o RN ocupa a 24ª posição no ranking nacional em relação à taxa de vacinação, ou seja, a quarta pior do Brasil. A baixa adesão em todo o Brasil fez com que a Campanha Nacional de imunização fosse prorrogada até o dia 30 de setembro.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) disse que os índices preocupam e alerta aos municípios para a promoção do fortalecimento das “ações de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas e das ações de vacinação, no sentido de proteger as crianças menores de cinco anos e alcançar altas e homogêneas coberturas vacinais na rotina e nas campanhas”.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

Profissionais da enfermagem protestam em Natal contra decisão que suspendeu piso salarial da categoria

09/09/2022


Profissionais da enfermagem - e da área da saúde em geral - realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira (9), em Natal, contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso salarial da categoria e contra o veto do presidente Jair Bolsonaro à correção anual dos valores de acordo com a inflação.

A manifestação começou por volta das 15h com concentração em frente ao shopping Midway Mall. Às 16h, os manifestantes caminharam por uma das faixas da avenida Senador Salgado Filho, uma das mais movimentadas da cidade, em direção à Zona Sul.

Os profissionais carregavam faixas criticando a suspensão do piso e o ministro Barroso, assim como também o presidente Jair Bolsonaro pelo veto ao reajuste.

O protesto também aconteceu em Mossoró, pela manhã, e outros foram registrados no dia 7 de setembro em Natal e também na cidade do Oeste potiguar.

O novo piso passaria a valer a partir da última segunda-feira (5), mas a validade da lei foi suspensa por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, no domingo (4). Nesta sexta-feira (9), os ministros do Supremo votam a ação sobre o tema no plenário virtual. Barroso votou pela manutenção da suspensão.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA BOM PREÇO

Saúde

Adoçantes aumentam risco de infarto e derrame, indica pesquisa

09/09/2022


Um estudo publicado no British Medical Journal, nessa quarta-feira (7/9), mostra que o consumo de adoçantes pode estar relacionado a um aumento do risco de problemas vasculares graves, como infarto e derrame.

Os pesquisadores das universidades Sorbonne Paris Norte e Université Paris investigaram como adoçantes comuns, entre eles aspartame, acesulfame de potássio e sucralose, podem influenciar na ocorrência de doenças cardiovasculares. Para a análise, foram utilizadas informações de cerca de 100 mil voluntários de um projeto de pesquisa sobre nutrição e saúde iniciado em 2009 no país.

 

Metodologia e conclusões

Os participantes indicaram todos os alimentos e bebidas que consumiam ao longo da semana, respondendo ainda sobre frequência e quantidade.

A cada seis meses, eles respondiam novamente os questionários para atualizar os hábitos alimentares. A partir dessas informações, os cientistas calcularam a quantidade de adoçante presente nos alimentos e nas bebidas, indicando os tipos de aditivos mais utilizados.

 

De acordo com os resultados, 37% dos participantes consumiam o equivalente a um sachê de adoçante por dia – a quantidade é equivalente ao encontrado em 100 mL de refrigerante diet. Os aditivos mais usados eram aspartame (57,9%), acessulfame de potássio (29,2%) e sucralose (10,1%).

Essa publicação é um oferecimento

IGOR BRITO - VEREADOR

Saúde

Walfredo Gurgel volta a ficar lotado e 80 pacientes esperam por cirurgia

09/09/2022


O Hospital Estadual Walfredo Gurgel voltou a registrar superlotação em corredores e em leitos de enfermaria da unidade, que é o maior hospital público do Rio Grande do Norte. A fila no Walfredo era de 80 pessoas aguardando cirurgias ou transferência para outros hospitais, com perspectiva de diminuição deste número nesta sexta-feira (09).

Na última quarta-feira (07), eram pelo menos 100 pacientes. Como a demanda ortopédica é a maior do Walfredo, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) vai abrir leitos em duas unidades para tentar minimizar o problema.

De acordo com o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, há perspectivas de abertura de 12 leitos específicos de ortopedia em até 30 dias no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. A expectativa é ter mais um espaço de apoio para cirurgias ortopédicas além do Walfredo Gurgel. O Deoclécio já tem capacidade para cirurgias.

Segundo a Sesap, foram abertos 8 leitos de neurocirurgia no João Machado e outros 10 leitos gerais, com expectativa de se abrir outros seis leitos clínicos na semana que vem.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

Com pacientes em macas à espera de leitos, 15 ambulâncias do Samu ficam retidas no Walfredo

08/09/2022


Pelo menos 15 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficaram indisponíveis para atendimento à população de Natal e da região metropolitana, na manhã desta quarta-feira (7), por estarem com as macas retidas com pacientes no Hospital Walfredo Gurgel. 

A maior unidade de saúde do estado, o hospital tinha cerca de 80 pacientes nos corredores, à espera de leitos apropriados, segundo informaram servidores, durante a manhã. 

Entre os pacientes, estavam os que foram levados à unidade pelo Samu e que ocupam as macas das ambulâncias enquanto aguardavam a disponibilização de leitos hospitalares.

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte afirmou que criou uma força tarefa e realizou uma reunião de emergência na terça-feira (6) para adotar medidas a fim de desafogar a unidade.

Uma das ambulâncias que passou a manhã presa foi liberada no início da tarde, mas 14 continuaram na unidade de saúde. 

Segundo o Samu de Natal, o serviço conta normalmente com 12 ambulâncias e havia disponibilizado duas extras nesta quarta-feira (7), por causa do feriado de Independência do Brasil. No entanto, 10 ambulâncias estavam retidas no hospital até a última atualização desta matéria. 

Outras quatro ambulâncias que ficaram retidas são do Samu Metropolitano. As informações são do G1.

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

Demência: confira sinais precoces que não devem ser ignorados

08/09/2022


O diagnóstico de doenças degenerativas, como o Alzheimer, tem se tornado cada vez mais frequente à medida que a população envelhece. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), condições assim afetam cerca de 55 milhões de pessoas no mundo.

A demência é caracterizada por alterações nas funções cognitivas, como a capacidade de memória e de pensamento, que atrapalham a realização de tarefas cotidianas. “Consideramos um quadro como demência quando as dificuldades cognitivas retiram a autonomia do indivíduo”, explica a neurologista Jacy Parmera, que atende no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

De acordo com ela, a demência relacionada à perda de memória é a mais comum e conhecida. Há outros problemas neurológicos que podem surgir com o envelhecimento como, por exemplo, a perda da capacidade de se comunicar, como ocorreu com o ator Bruce Willis.

Estímulos cerebrais, como praticar exercícios, ter uma vida social ativa e aprender novos hobbies, podem diminuir o risco de doenças degenerativas e, até mesmo, retardar o avanço delas. Como não existe cura para a demência, conhecer os primeiros sinais dela é importante para tomar medidas que ajudem a desacelerar a evolução dos sintomas.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Número de consultas médicas de adolescentes meninas é 18 vezes maior que o dos meninos

07/09/2022


Pesquisa inédita feita pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde revela que o número de consultas de meninos adolescentes, de 12 a 18 anos, ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de ginecologistas a meninas da mesma faixa etária.

Em 2021, foram registrados 189.943 atendimentos femininos por ginecologistas na faixa etária de 12 a 18 anos, contra 10.673 atendimentos masculinos por urologistas nessa mesma faixa etária. Em 2020, foram 165.925 atendimentos de meninas por ginecologistas e 7.358 atendimentos de meninos por urologistas.

Ampliando o levantamento para a busca por atendimento médico, as meninas entre os 12 e os 19 anos vão quase duas vezes e meia a mais ao médico que os meninos da mesma idade.

Números de 2020 do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) do Ministério da Saúde revelam que o acesso das meninas entre 12 e 19 anos ao SUS foi quase 2,5 vezes maior que o dos meninos: 10.096.778 de meninas, contra 4.066.710 de meninos.

Independentemente da faixa etária, o homem procura menos o médico para consultas de rotina, o que faz com que ele tenha uma expectativa de vida de menor. “As mulheres vivem, em média, sete a dez anos mais do que os homens.

A gente percebeu que isso ocorre porque o homem não procura fazer os exames necessários, como as mulheres fazem”, disse o presidente da SBU, Alfredo Canalini, à Agência Brasil.

Para os médicos, não adianta fazer campanha apenas para o homem adulto, já que esse comportamento é reflexo de toda uma história de vida que começa logo depois que o menino larga o pediatra.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Câncer de mama: saiba qual o sinal de alerta menos conhecido da doença

07/09/2022


Nódulos nas glândulas mamárias e nas axilas, inchaço, dores, vermelhidão e pele com aspecto de casca de laranja são os sintomas mais conhecidos do câncer de mama. A doença é um dos tipos mais comuns de tumores e o mais frequente entre mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 66 mil diagnósticos da neoplasia são feitos por ano no Brasil.

A presença de secreção no mamilo é uma sinal de alerta ainda pouco associado à doença, por conta da raridade com que aparece – em apenas 15% dos casos, ele é presente.

O líquido geralmente é transparente e sai de maneira espontânea de um dos mamilos. Em alguns casos, a secreção pode ser rosada ou avermelhada devido à grande quantidade de hemácias.

A médica explica que a consulta é importante para que a causa seja esclarecida. No caso do aspecto de leite materno, a secreção aparece por conta de mudanças hormonais.

No caso do aspecto sanguinolento, a causa pode ser papilomas, que são lesões benignas provocadas pela irritação dos ductos mamários.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM

Saúde

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada até 30 de setembro

07/09/2022


O Ministério da Saúde prorrogou, nesta terça-feira (6/9), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o intuito de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação.

Até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 1 a 5 anos foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização.

A campanha, que iria até o dia 9 de setembro, almeja alcançar cobertura vacinal igual ou maior a 95%, além de reduzir o número de não vacinados do grupo de menores de 15 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

O grupo-alvo da campanha são as 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

Enfermeiros convocam atos em defesa de piso salarial para sexta

06/09/2022


O Fórum Nacional de Enfermagem —composto por entidades como o Cofen (Conselho Federal da Enfermagem) e a FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros)— convocou para a próxima sexta-feira, 9, ato em defesa do novo piso salarial da categoria.

A convocação vem após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspender a lei que fixou o piso nacional de enfermagem em R$ 4.750.

"Nós conseguimos demonstrar que esse impacto orçamentário ia ser muito pouco, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a gente teria menos de 3% de impacto", disse a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, ao portal Brasil de Fato.

A mobilização, que será realizada em todos os estados, entre 11 e 14 h (horário de Brasília), deve ocorrer no mesmo dia em que o STF irá julgar a decisão do magistrado.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Covid-19 Brasil registra uma das menores médias móveis de casos do ano

06/09/2022


O Brasil registrou 56 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 684.425 óbitos desde o início da pandemia. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com os dados de hoje, a média móvel de mortes no Brasil dos últimos sete dias é de 115, uma queda de 15,44% comparado há uma semana.

O país completa 12 dias com a média abaixo de 150. No último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia foram confirmados 2 óbitos por covid-19 no estado. 

O país segue com a tendência de queda no número de mortes por Covid-19. Na semana entre 28 de agosto e 3 de setembro, foram registradas 882 óbitos pela doença. A semana menos letal desde maio.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Saúde

Conselhos de Enfermagem discordam de decisão que suspendeu piso salarial

05/09/2022


Os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren) discordam da decisão do Ministro Luis Roberto Barroso, que suspendeu os efeitos da Lei n. 14.434/2022, que instituiu o piso salarial da Enfermagem. A decisão cautelar foi concedida sob a condição de ser apresentado, no prazo de 60 dias, o estudo do impacto orçamentário para a implementação do piso nos serviços de saúde, públicos e privados.

A decisão liminar do ministro Barroso considera o risco de inviabilidade de implementação do piso, sob o ponto de vista orçamentário e sob a “falsa alegação unilateral da CNSaúde de que a eficácia da Lei põe em risco demissões e falta de leitos, razão pela qual o relator do tema no STF entendeu prudente estabelecer, via liminar, a suspensão da Lei para entender os efeitos sistêmicos da mudança legal, antes da entrada em vigor”, defendem os conselhos.

“Ocorre que todos os estudos de impactos orçamentários foram devidamente apresentados e debatidos com todos os entes da União, Estados e Municípios, de maneira plural e transparente junto ao Congresso Nacional, com análise técnica do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, sendo considerado viável a aprovação do Piso Salarial e sua implementação no sistema de saúde público e privado, obtendo assim a sanção presidencial para seu pleno vigor”, diz a nota oficial dos conselhos.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA BOM PREÇO

Saúde

RN confirma primeiro caso de varíola dos macacos em mulher; número de infectados sobe para 31

05/09/2022


O Rio Grande do Norte confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) em mulher. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) deste sábado (3), são quatro mulheres com a doença.

Segundo o documento da Sesap, são 23 casos confirmados em Natal, seis em Parnamirim e dois em Mossoró.

Divididos por idades, são 16 casos no grupo entre 30 e 39 anos; 10 entre 40 e 49 anos; 2 entre 20 e 29 anos; 1 entre 0 e 11 anos; 1 entre 50 e 59 anos; e 1 entre 60 e 69 anos.

No último dia 25, a Sesap lançou um plano de contingência para prevenção e combate à disseminação da doença, com o objetivo de orientar os serviços de saúde do estado sobre as medidas de preparação e resposta.

Três unidades de saúde são apontadas como referência para casos suspeitos e confirmados: o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, e o Hospital Maria Alice Fernandes, também em Natal, porém voltado ao público pediátrico (infantil).

Segundo a Sesap, o RN vem monitorando a varíola dos macacos desde o comunicado de risco divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional em 19 de maio de 2022.

Essa publicação é um oferecimento

USINA ENERGIAS RENOVAVEIS

Saúde

Barroso suspende piso salarial da enfermagem

04/09/2022


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu neste domingo 04 a lei que criou o piso salarial da enfermagem. De acordo com a CNN Brasil, a decisão foi tomada para avaliar o melhor impacto da lei sobre o sistema de saúde.

A decisão foi tomada após analisar informações e argumentações da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

A CNSsaúde, que apresentou a ação, alegou que a lei contém vícios de inconstitucionalidade, desrespeita a auto-organização financeira, administrativa e orçamentária dos entes subnacionais, “tanto por repercutir sobre o regime jurídico de seus servidores, como por impactar os hospitais privados contratados por estados e municípios para realizar procedimentos pelo SUS”.

A Confederação diz ainda que a lei foi aprovada sem análise completa de impacto pelo Congresso Nacional.

Diante das alegações, Barroso decidiu suspender a lei que criou o piso salarial da enfermagem e exigiu mais esclarecimentos em um prazo de 60 dias para avaliar o impacto dela nos gastos públicos e o risco de demissões em massa.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Primeira páginaAnterior Próxima Última página