Saúde
Mossoró tem o primeiro suspeito de varíola dos macacos no município
04/08/2022

Na manhã da última terça-feira (2) um laboratório particular de Mossoró coletou o exame para monkeypox de um homem.
O caso ainda não está oficialmente no sistema da Secretaria de Estado da Saúde Publica (Sesap). O homem que tem histórico de viagem é o primeiro caso suspeito da doença no município. Se caso confirmar, será o terceiro caso de contaminação pelo vírus monkeypox, conhecido por varíola dos macacos, no Rio Grande do Norte.
O Hospital Rafael Fernandes é o local de referência para internação de monkeypox para os casos de Mossoró e região. De acordo com Dr. Leonardo Meneses, diretor do hospital, a unidade hospitalar já tem leitos prontos para receber os casos que precisarem de internação.
Segundo informações colhidas, o Estado vai treinar uma equipe em Mossoró para realizar os exames até a próxima terça-feira (9). O Laboratório Central já está com material disponível e as coletas serão realizadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte.
Essa publicação é um oferecimento
RN registra 1 óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 238
04/08/2022
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (4). São 547.737 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 238 novos casos e 1 óbito (Mossoró).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.409. Em investigação são 1.098. Recuperados são 535.817. Casos suspeitos somam 1.035 e descartados são 1.028.904. Estimativa de casos em acompanhamento: 3.511.
Essa publicação é um oferecimento
Cantora Simony é diagnosticada com câncer
04/08/2022

Por meio das redes sociais, a cantora Simony revelou que foi diagnosticada com câncer no intestino durante exames de rotina.
Na publicação a cantora fala sobre o seu diagnóstico é que está confiante quanto ao tratamento.
“Eu estou muito forte e muito confiante. Eu nunca entrei em uma briga para não sair ganhando”, disse. Ela contou que, por conta de uma íngua, resolveu fazer colonoscopia, exame feito no intestino grosso, e, por conta disso, descobriu o tumor.
Simony aproveitou para ressaltar a importância da colonoscopia após os 45 anos. “Você precisa fazer esse exame, ele precisa estar no seu check-up todo ano”, frisou a cantora.
A artista disse que já conversou sobre o diagnóstico com os quatro filhos e que quis falar sobre o assunto nas redes sociais para levar informação às pessoas que podem estar passando pelo mesmo.
O tratamento
Ao lado dela, o médico Fernando Maluf, oncologista responsável pelo tratamento, explicou sobre o processo pelo qual a cantora passará pelos próximos seis meses. Segundo Simony, ela está sendo acolhida pela equipe do HCor, em São Paulo.
Maluf revelou ser fã da artista desde quando ela era integrante do grupo Balão Mágico e comentou ser “uma honra” cuidar da cantora. “É uma honra conhecer a pessoa que ela é: humilde, simpática e que cativou todo mundo do hospital”, afirmou.
Segundo o oncologista, o tumor se localiza na parte final do intestino, perto da região do ânus, e é chamado de epidermoide.
Por conta de um gânglio na região da virilha, Simony descobriu que precisaria fazer exames. “Costumo dizer que esse gânglio me salvou”, comentou a artista.
O tratamento, conforme o médico, envolve quimioterapia e radioterapia. Maluf comentou que a equipe está muito confiante com a recuperação da cantora e que o tipo de câncer com que Simony foi diagnosticada é curável na maioria das pessoas.
“A gente tem uma esperança muito grande de que vai ser uma história feliz. Feliz para ela, para a família, para os fãs e para a equipe médica, que vai ter o privilégio de participar desse processo de cura”, afirmou.
Essa publicação é um oferecimento
Varíola do macaco: posso pegar na academia ou no ônibus? Veja risco de acordo com atividades e locais
04/08/2022

Diante do aumento de casos de varíola do macaco (monkeypox) no Brasil, também cresce o temor das pessoas de não pegarem a doença, transmitida principalmente pelo contato prolongado de pele.
Recentemente, a emissora de TV NBC Chicago entrevistou especialistas para estabelecer o grau de risco em atividades rotineiras como, por exemplo, ir a festas, provar roupas em lojas ou simplesmente usar o transporte público.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou, na semana passada, que o principal meio de transmissão do vírus monkeypox no surto atual é o contato sexual. A mesma constatação foi feita pelos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos.
Com base nisso e em informações do CDC, médicos e cientistas têm compartilhado nas últimas semanas uma espécie de escala de risco, para que as pessoas saibam como se proteger (veja imagem abaixo).
O contato prolongado com pessoas que estejam com lesões na pele – características de varíola do macaco – é considerado de alto risco, assim como atividades sexuais.
Essa publicação é um oferecimento
Sesap realiza dia D de vacinação contra Febre Amarela no próximo sábado, 6
03/08/2022

Com a expansão da circulação viral da Febre Amarela observada nas últimas décadas no Brasil, o imunizante contra a doença entrou no calendário de rotina da população do Rio Grande do Norte. Para convocar as pessoas sobre a importância da proteção, a Sesap através da Coordenação Estadual do Programa de Imunização realiza no próximo sábado 6, o dia D, com início às 8h até às 17h em todos os municípios do estado.
A vacina contra a Febre Amarela está indicada para pessoas a partir de 9 meses a 59 anos. E desde que foi ampliada em calendário, existe uma baixa procura pela população. No período de janeiro a junho de 2022, constam apenas 11.956 doses e 32 municípios dos 167 não administraram nenhuma dose durante este ano.
“O intuito do dia D é ampliar a oferta da vacina contra a febre amarela, atualizar esquema vacinal e aumentar a cobertura das campanhas que estão ocorrendo. Importante ressaltar que a imunização é uma ferramenta eficaz e segura para prevenir doenças infecciosas. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito”, explica Laiane Graziela, coordenadora do Programa de Imunização do Estado.
Entre as ações propostas estão: a abertura das unidades aos sábados ou em outros horários oportunos (noite) durante a campanha, ampliação dos locais de vacinação, parceria com fábricas e industrias levando vacina a estes locais; Inclusão do imunizante no Projeto “Minha Escola Nota 10”; realização da vacinação em domicílio para pacientes domiciliados/acamados; Vacinação nas comunidades Rurais, comunidades tradicionais quilombolas, indígenas, Ciganas; Vacinação da população em situação de rua, refugiados, apátridas, migrantes, pessoas privadas de liberdade; além de busca ativa através das equipes de estratégia de saúde da família.
Essa publicação é um oferecimento
Cantora potiguar descobre câncer e pede ajuda na internet para fazer tratamento
03/08/2022

A cantora e compositora Simona Talma, um dos principais nomes da música potiguar, iniciou uma campanha na internet em busca de ajuda. A artista, que tem 22 anos de carreira e já lançou três discos autorais, descobriu um câncer de mama e precisa de apoio para fazer o tratamento, já que ela terá de suspender algumas atividades.
Para conseguir arrecadar recursos, Simona Talma abriu um fundo de financiamento coletivo na plataforma Vakinha. No texto de apresentação, ela estipula R$ 25 mil como meta de arrecadação. Até esta quarta-feira (3), ela já havia conseguido metade do valor, a partir de 172 doações.
“Estou no segundo mês de tratamento fazendo quimioterapia e esse caminho pela cura tem sido o maior desafio da minha vida. São muitos os medos, a mudança de vida é gigante. Felizmente meu tratamento é pelo SUS, mas não engloba tudo que um paciente oncológico precisa. Tenho conseguido trabalhar muito pouco, dando algumas aulas de canto presencial e online, mas ainda estou entendendo e lidando com os efeitos da quimio no meu corpo e confesso que tem sido devastadores, física e emocionalmente”, explica a cantora.
“Esse financiamento é para que você, que faz parte da minha vida, da minha história, que acompanha meu trabalho, que me admira, possa me ajudar a ter mais conforto nesse período de tratamento. Estou otimista e lutando bravamente, o tratamento já está dando resultado!”, registra Simona Talma.
Essa publicação é um oferecimento
Varíola dos macacos: Saúde recomenda que gestantes e mulheres que amamentam usem máscaras
03/08/2022

Em nota técnica divulgada na segunda (1º), o Ministério da Saúde recomendou o uso de máscara para gestantes e mulheres que amamentam para prevenir a varíola dos macacos. Entre as orientações estão também o uso de preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal).
A pasta também alerta que este grupo deve procurar atendimento médico caso apresente algum sintoma suspeito. A nota técnica também traz recomendações para o tratamento da monkeypox.
Se a grávida estiver assintomática após exposição ao vírus e o teste der negativo, o monitoramento é suspenso. Caso o teste dê positivo, deve ser feito um isolamento domiciliar por 21 dias.
Essa publicação é um oferecimento
Venda de remédios em supermercados pode ser liberada
01/08/2022

Deve ser votado em caráter de urgência no Congresso Nacional nos próximos dias o projeto de lei de número 1.774/19, que prevê a liberação da comercialização de MIPs (medicamentos isentos de prescrição médica). Apoiado pelo setor supermercadista, o projeto é criticado com veemência pela Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias).
De um lado, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) argumenta que, com a permissão de venda desses produtos, entre eles xaropes e determinados antialérgicos e antigripais, o aumento no número de pontos de venda traria aumento da concorrência, que costuma resultar em preços mais baixos.
Essa publicação é um oferecimento
Após cirurgia de 27 horas, médicos brasileiros separam gêmeos siameses unidos pela cabeça
01/08/2022

Gêmeos brasileiros de três anos que nasceram unidos pela cabeça foram separados após passarem por uma cirurgia de 27 horas no Brasil. Eles foram considerados os gêmeos craniópagos (unidos pelo crânio) mais velhos a serem separados.
"Os gêmeos tiveram a versão mais grave e difícil da doença, com maior risco de morte para ambos", disse o neurocirurgião Gabriel Mufarrej, do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, à AFP.
Arthur e Bernardo Lima nasceram em uma zona rural de Roraima, no Norte do Brasil, em 2018, e compartilhavam parte do cérebro e de uma veia principal que leva o sangue de volta ao coração.
A instituição de caridade médica Gemini Untwined, do Reino Unido, que ajudou a realizar o procedimento, descreveu o caso como "a separação mais desafiadora e complexa até hoje", já que as crianças compartilhavam várias veias vitais.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil registra mais de 7 mil mortes por Covid em julho, apontam secretarias de Saúde
01/08/2022

O Brasil registrou, em julho de 2022, 7.112 mortes pela Covid-19, o maior número desde março deste ano, quando mais de 10 mil mortes foram contabilizadas.
O número representa um aumento de 50% no número de mortes em relação a junho, quando 4.739 óbitos foram registrados. Também é o segundo mês consecutivo em que o número mensal de óbitos pela doença aumenta de um mês para outro.
Os dados foram apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país.
Essa publicação é um oferecimento
RN registra 4 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 26
01/08/2022
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste segunda-feira (1). São 546.760 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 26 novos casos e 4 óbitos (Tenente Ananias, 2 Currais Novos e Macau).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.400. Em investigação são 1.165. Recuperados são 534.115. Casos suspeitos somam 947 e descartados são 1.026.185. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.245.
Essa publicação é um oferecimento
Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil
29/07/2022
O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil.
O paciente, um homem de 41 anos com graves problemas de imunidade, estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e morreu na quinta-feira (28).
O secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse que o paciente que não resistiu estava em tratamento oncológico (linfoma) e era imunossuprimido.
Essa publicação é um oferecimento
Famílias de pacientes que morreram em hospital no RN denunciam erros médicos; Prefeitura abre investigação
29/07/2022

As famílias de dois pacientes que morreram nesta quinta-feira (28) no Hospital Municipal Aluízio Bezerra (HMAB), em Santa Cruz, no Agreste potiguar, denunciaram supostos erros médicos que teriam provocado os óbitos.
Uma das famílias disse que a paciente Hanna Letícia da Silva Venâncio, de 27 anos, morreu após ter recebido a medicação dipirona, mesmo tendo avisado à equipe médica que era alérgica à substância.
No socorro à jovem, outro erro teria ocorrido. Segundo a família de Manoel Ferreira da Silva, de 86 anos, que estava internado no local, a equipe médica teria tirado o ventilador mecânico de oxigênio que estava com o idoso para usar na jovem. Ele também morreu.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil vai receber 50 mil doses da vacina contra a varíola do macaco
29/07/2022

O Brasil vai receber 50 mil doses da vacina contra a varíola do macaco no primeiro lote distribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) às Américas. No total, os países da região serão contemplados com 100 mil imunizantes. As doses serão adquiridas por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de acordo com informações obtidas em primeira mão pelo R7 junto a autoridades envolvidas na negociação.
Trata-se de um imunizante de vírus inativado. Outras 100 mil doses serão enviadas a países da Europa. O imunizante deve ser administrado em duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda aplicação.
Nesta quinta-feira (28), o Brasil atingiu os mil casos confirmados da doença. Mais de 700 pacientes identificados com o vírus estão localizados em São Paulo, mas diversos estados já registram transmissão comunitária, ou seja, aquela em que o paciente não sabe de quem pegou o vírus.
A varíola do macaco pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva, secreção nasal ou contato com as lesões na pele geradas pela doença. No entanto, cerca de 95% dos novos casos até agora foram transmitidos por via sexual.
A data em que as primeiras doses serão entregues está sendo negociada com autoridades dos dois continentes. Em âmbito nacional, ela é discutida no Ministério da Saúde, mas a expectativa é que a entrega ocorra já nas próximas semanas.
Essa publicação é um oferecimento
Ministério da Saúde passa a tratar varíola dos macacos como surto; Brasil tem mais de mil casos
29/07/2022

O Ministério da Saúde passou a usar o termo “surto” ao divulgar informações relativas aos casos de varíola dos macacos no Brasil. A pasta citou essa definição em um texto divulgado nessa quinta-feira (28), que informa a ativação de um centro de operações para acompanhar a evolução da doença.
Até então, a palavra surto era usada somente em pareceres técnicos ao mencionar casos semelhantes de aumento da curva de contaminação registrados em outros países.
O surto é o primeiro estágio de uma escala de evolução do contágio, que pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia, que é o caso da Covid-19. Tecnicamente, desde o aumento repentino dos casos, a varíola dos macacos pode ser considerada uma situação de surto.
O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem mais de mil casos da doença.
Essa publicação é um oferecimento
Covid: Sesap recomenda aplicação da D4 para toda população adulta do RN
29/07/2022

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) recomenda a aplicação da segunda dose de reforço, a D4, da vacina contra a covid-19 para todos os indivíduos com 18 anos ou mais.
A recomendação está expressa na mais recente nota nota técnica emitida pela pasta na noite desta quarta-feira (27). De acordo com a orientação, a dose deve ser aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).
De acordo com a Sesap, até o momento, 91% da população com mais de 18 anos (2.006.953 pessoas) já tomaram, pelo menos, a primeira dose. Esse percentual cai pra 85%, com duas doses; e 56% que tomou pelo menos a D3.
Essa publicação é um oferecimento
Campanha alerta para os riscos da hepatite
28/07/2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o 28 de julho como Dia Mundial de Combate às Hepatites para ampliar a conscientização sobre a doença que atinge milhões de pessoas pelo mundo. E, em meio ao cenário atual, no qual um surto de hepatite aguda grave de causa ainda desconhecida, atinge crianças em diferentes países, a prevenção e a disseminação de informação se tornam ainda mais importantes.
Quase mil casos prováveis, em mais de 30 países, foram relatados desde abril, com cerca de 20 óbitos e dezenas de crianças necessitando de transplantes. Pesquisadores de diversas instituições se dedicam atualmente para identificar o agente e outros determinantes dessa infecção.
Na cidade do Rio de Janeiro, para chamar atenção da população, o Castelo Mourisco, prédio-símbolo da Fundação Oswaldo Cruz, na zona norte carioca, permanecerá iluminado na cor amarela, durante toda a noite desta quinta-feira.
O tema da campanha de alerta de 2022 é “Trazendo o cuidado da Hepatite para mais perto de você”, que reforça a necessidade da garantia de tratamento acessível a todos na rede pública.
A hepatite é uma inflamação no fígado, na maioria dos casos, causada por vírus. Porém pode também acontecer como consequência do uso excessivo e indiscriminado de medicamentos, abuso no consumo de bebidas alcoólicas ou devido a uma alteração autoimune.
As formas mais comuns são provocadas pelos vírus tipos A, B, C, D e E, consideradas silenciosas. Os vírus podem agir por décadas sem manifestar sintomas, fazendo com que a busca por orientações médicas seja demorada e o diagnóstico aconteça apenas complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. No Brasil, quase 690 mil casos de hepatites virais foram registrados entre 1990 e 2020, com 78 mil mortes entre 2000 a 2019.
Os tipos A e E, são adquiridas pela ingestão de água e alimentos contaminados, situação recorrente em regiões onde há precariedade no saneamento básico. Já as hepatites B, C e D podem ser transmitidas via sexual, percutânea, parenteral e materno-infantil.
Para evitar as hepatites B, C e D são recomendados o uso de preservativos durante as relações sexuais; a esterilização de objetos cortantes, como alicates de unha, por exemplo; e o descarte de alguns materiais de procedimentos percutâneos, como agulhas usadas para tatuagens e perfuração de piercings.
O tipo B pode ser prevenido ainda por meio da vacinação, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com supervisão de Vitoria Elizabeth
Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos
Essa publicação é um oferecimento
Varíola dos macacos: devo me preocupar com emergência de saúde global?
28/07/2022

A varíola dos macacos foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de interesse internacional no último sábado (23/7). No atual surto, já foram identificados mais de 18 mil casos da doença em cerca de 70 países e as perguntas sobre a transmissão e os sintomas se intensificaram.
O Brasil está entre as 10 nações com mais registros de infecções por varíola dos macacos: são 813 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. Entretanto, especialistas garantem que não há motivos para uma preocupação semelhante a que o mundo experimentou com a epidemia de Covid-19, isso porque os efeitos da doença tendem a ser leves e a letalidade é baixa.
“Quadros que evoluem para óbitos não são comuns, mesmo com quase 20 mil casos confirmados. Em relação à gravidade, as principais preocupações são com os grupos de pessoas imunossuprimidas, os muito jovens ou os de idade muito avançada”, explica o infectologista José David Urbaez, do grupo DASA.
Essa publicação é um oferecimento
Paciente com HIV é declarado curado após tratamento com células tronco
28/07/2022
.jpeg)
Pesquisadores afirmaram nesta quarta-feira que um paciente de 66 anos diagnosticado com HIV foi considerado curado após receber transplante com células-tronco para tratar leucemia.
Embora o transplante tenha sido planejado para o tratamento de câncer no sangue do indivíduo apelidado de “Cidade da Esperança”, os médicos também buscaram um doador que fosse resistente ao vírus que causa a Aids, um mecanismo que funcionou primeiramente na cura do chamado "Paciente de Berlim", Timothy Ray Brown, em 2007.
O paciente mais recente é o quarto a ser curado dessa maneira. O apelido "Cidade da Esperança" foi dado por conta da instituição norte-americana em Duarte, na Califórnia, onde estava sendo atendido, e porque ele não quis ser identificado.
Além de ser o mais velho a receber o tratamento até agora, o paciente tinha HIV há mais tempo, tendo sido diagnosticado em 1988 com o que descreveu como uma "sentença de morte", que matou muitos de seus amigos.
O paciente faz a terapia antirretroviral para controlar sua condição por mais de 30 anos.
Os médicos que apresentaram os dados antes do encontro da Sociedade Internacional da Aids de 2022 disseram que o caso abre um potencial para o acesso dos pacientes mais velhos a tratamentos contra o HIV e câncer sanguíneo, especialmente já que o doador de células-tronco não era um membro de sua família.
Com informações da Reuters
Edição: Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Aos 90 anos, Zagallo é internado no Rio de Janeiro com infecção respiratória
27/07/2022

Mario Jorge Lobo Zagallo, de 90 anos, está internado em um hospital na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O ex-jogador e treinador multicampeão com a seleção brasileira foi diagnosticado com uma infecção respiratória. A informação foi confirmada pela reportagem.
Em boletim médico, o hospital Barra D’or informa que o Velho Lobo, que completa 91 anos no dia 9 de agosto, foi internado nesta terça-feira em uma unidade semi-intensiva e respira sem a necessidade de aparelhos.
“O sr. Mário Jorge Lobo Zagallo se encontra internado desde o dia 26/7 na unidade semi-intensiva do hospital Barra D’or para tratamento de infecção respiratória, e está neste momento sob cuidados médicos, lúcido, respirando espontaneamente sem a ajuda de aparelhos. Foi realizada testagem para COVID-19 com resultado negativo. Está sob os cuidados da Dra. Márcia Ladeira”, aponta boletim médico.
Essa publicação é um oferecimento













