Saúde

Médicos da alta e média complexidade de Natal anunciam paralisação total a partir desta terça

14/10/2025


De acordo com a nota, a medida é motivada pela ausência de contratualização formal. O hospital Varela Santiago é um dos hospitais afetados - Foto: Reprodução

 

Médicos da alta e média Complexidade prestadores de Natal comunicaram, em nota conjunta, a paralisação total dos atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas a partir desta terça-feira (14).

Pelo menos 120 profissionais aderiram ao movimento. Com isso, os serviços no Hospital do Coração, Liga Contra o Câncer e o Instituto do Coração de Natal (Incor) serão afetados, além de parte das atividades do Hospital Varela Santiago.

De acordo com a nota, a medida é motivada pela ausência de contratualização formal, tanto com as empresas vencedoras da Dispensa de Licitação nº 003/2025, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quanto com o próprio Município. Eles não possuem vínculo empregatício com os hospitais.

Os profissionais alegam que o novo contrato entrou em vigor em 01/09/2025, sem que as empresas apresentassem equipes médicas habilitadas, ou que houvesse tempo hábil para a formalização de novos vínculos.

“Passados mais de 40 dias dessa mudança de empresa, esses médicos não foram formalmente contratados, nem houve assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde para regularizar a situação”, diz a nota.

Ainda de acordo com a nota, os médicos justificam que “diante da insegurança jurídica e administrativa, torna-se impossível a continuidade das atividades”.

Procurada pela reportagem da 98 FM para prestar esclarecimentos, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) não respondeu as tentativas de contato, até a publicação desta matéria.

Essa publicação é um oferecimento

101 FM