Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas
07/08/2022

O cenário da varíola do macaco nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte é de transmissão comunitária, o que significa que qualquer pessoa pode ser infectada pelo vírus monkeypox. Neste contexto, ao apresentar os sintomas característicos da doença, o Ministério da Saúde orienta que o indivíduo procure atendimento médico em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da sua região
Quais são os primeiros sintomas de varíola do macaco? Nos primeiros dias, os sintomas mais comuns da infecção são febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos (popularmente conhecido como ínguas), cansaço intenso, dores musculares e nas costas. As lesões na pele costumam aparecer entre o primeiro e quinto dia após a febre e, no surto atual, podem se concentrar na região genital e/ou perianal.
“[A varíola do macaco tem uma] forma clínica diferente de se manifestar em cada pessoa, algumas têm lesão só na região genital, outras podem ter no couro cabeludo, em outra parte do corpo, não é algo uniforme”, explica o infectologista José Ângelo Lindoso, coordenador do Grupo de Doenças Negligenciadas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
Essa publicação é um oferecimento






