Saúde

Saúde

Hospital errou em entregar à família rim de jovem em sacola, diz Sesab

27/07/2022


Nesta terça-feira, 26, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) declarou o Hospital Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, errou ao entregar o rim de um paciente dentro de um saco plástico à família.

Os familiares de Jeferson Oliveira Bispo, de 21 anos, foram orientados pela unidade hospitalar a providenciar a biópsia do órgão. A família, no entanto, não foi informada o porquê de ter que realizar o procedimento e nem se o rim de Jeferson havia sido atingido por algum projétil, já que ele foi baleado na sexta-feira, 22.

A Sesab divulgou uma nota confirmando o erro. A Secretaria destaca que os familiares de Jeferson foram orientados a levar o rim para fazer a biópsia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que o hospital tentou contactar a família para tirar dúvidas sobre os protocolos adotados.

Contudo, nesta terça, a Sesab confirmou que houve um erro da unidade e que o órgão foi devolvido ao hospital para providenciar a biópsia.

“É uma situação muito complicada. A gente fica estarrecido com uma situação dessa. Eu queria uma resposta do hospital, porque nunca vi uma coisa dessas”, declarou ao G1 o pai de Jeferson, Luciano Bispo.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Desnutrição aumenta no Brasil; índice é maior entre meninos negros

27/07/2022


A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021, afetando de forma mais grave os meninos negros. De acordo com o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes, divulgado nesta terça-feira, 26, pelo Instituto Desiderata, há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade.

De acordo com o levantamento, o índice de desnutrição caiu de 5,2%, em 2015, para 4,8%, em 2018, aumentando a partir daquele ano em todos os grupos etários acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, essa taxa subiu para 5,6%, atingindo 5,3%, em 2021.

A desnutrição entre meninos negros (pretos e pardos), entretanto, foi dois pontos percentuais acima do valor observado entre meninos brancos, ampliando a diferença a partir de 2018. O ápice foi observado em 2019 (7,5%). Em 2020, o percentual foi 7,2% e, em 2021, 7,4%.

Já entre os meninos brancos, a curva foi inversa, com redução do percentual da desnutrição a partir de 2019, quanto atingiu 5,1%, passando para 5%, em 2020, e para 4,9%, em 2021.

“Os meninos negros estão sendo mais afetados pela fome, pela desnutrição. A gente pode atribuir isso à desigualdade racial e de renda no Brasil. A gente sabe que a população negra ocupa as camadas mais pobres da sociedade, em detrimento da população branca, que ocupa outros grupos, como a classe média e classes mais altas”, apontou o gestor de Projetos de Obesidade Infantil do Instituto Desiderata, Raphael Barreto, doutorando em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Elaborado a partir de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde, gerados pelas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o Panorama mostra aumento da insegurança alimentar de 2015 a 2021, aumentando as incidências de desnutrição e também de obesidade

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Brasil registra 351 óbitos por covid nas últimas 24 horas

27/07/2022


Nesta terça-feira, 26, foi divulgado os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 351 óbitos nas últimas 24h, totalizando 677.494 mortes;

– Foram 37.914 novos casos de coronavírus registrados, no total 33.659.879;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 232. A a média móvel de novos casos é de 37.438.

O ministério da Saúde calcula que mais de 32,1 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Saúde

Servidores da Saúde de Natal fazem paralisação geral nesta quarta-feira

27/07/2022


Os servidores da Saúde de Natal vão fazer uma paralisação geral nesta quarta-feira (27). Os trabalhadores cobram o avanço nas negociações de reajuste salarial e condições de trabalho. O sindicato que representa a categoria (Sindsaúde-RN) informou que o protesto cumprirá a Lei de Greve e, pelo menos, 30% dos servidores atuarão nas unidades hospitalares.

A paralisação geral da categoria foi aprovada em assembleia unificada da categoria, realizada no último dia 15. Em abril deste ano, os trabalhadores da Saúde chegaram a fazer uma greve que durou 32 dias. O movimento paradista foi suspenso após conseguirem “avanço nas pautas”.

O sindicato afirmou que a reivindicação de reajuste salarial, além da data-base, implantação das gratificações, insalubridade, condições de trabalho, fim do assédio moral, entre outros pontos tiveram avanços, mas que agora têm tido lentidão. A diretora do Sindsaúde/RN, Érica Galvão, afirmou que as negociações estão sem andamento atualmente.

Para a paralisação geral, o sindicato marcou a concentração dos trabalhadores em frente à sede do Sindsaúde, às 9h desta quarta-feira. Mais detalhes sobre a programação ainda não foram confirmados.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA BOM PREÇO

Saúde

1.508 crianças morreram por Covid-19 nos últimos dois anos

26/07/2022


O Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, da Fiocruz/Unifase, a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, verificou que em 2020 e 2021 morreram mais do que o triplo de crianças de até cinco anos por Covid-19, do que por outras 14 doenças que podem ter mortalidade evitada por vacinação e outras ações de saúde em uma década.

 

No período coberto pelo estudo 1.508 crianças morreram por Covid-19. Enquanto as doenças que compõem a Lista Brasileira de Mortes Evitáveis somaram 44 óbitos nesses dois anos. De 2012 a 2021 o total foi de 498 mortes.

 

Participaram do estudo especialistas que atuam em várias áreas da saúde infantil, como neurotuberculose, tuberculose miliar, tétano neonatal, tétano, difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, rubéola, hepatite B, caxumba, rubéola congênita, hepatite viral congênita e meningite meningocócica do tipo B.

Desde o dia 13 de julho, a Anvisa liberou o uso emergencial da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, para as crianças de três a cinco anos. Porém, as que têm entre seis meses e dois anos continuam descobertas e possuem o dobro de risco de morte em relação às primeiras. Em dois anos, 539 crianças morreram por Covid nessa faixa etária.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o pesquisador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, nos próximos três meses o país pode perder mais 76 crianças nessa faixa etária se o ritmo dos últimos dois anos se mantiver.

"Esse é o preço que o Brasil pode pagar enquanto espera a aprovação da vacinação para esse grupo. No cenário mais otimista, poderíamos ter a vacina nos braços dos nossos bebês daqui a três meses", disse à Folha.

Ainda sem data definida, tanto a Pfizer quanto a Zodiac, representante da Moderna no país, disseram que solicitarão à Anvisa a autorização para uso da vacina a partir dos seis meses.

A faixa entre 3 e 5 anos, que já tem a liberação da Anvisa para ser vacinada, contudo, também enfrenta problemas, já que, de acordo com há 5,6 milhões de pessoas com essa idade elegíveis para tomar a vacina, mas os municípios só dispõem de cerca de 1,5 milhão de doses.

Além disso, a onda “anti-vacina” faz com os pais não levem seus filhos aos postoso de vacinação. "O que a gente mais vê são mães preocupadas com a meningite, por exemplo, mas a Covid mata muito mais e não há essa sensibilização toda", disse Boccolini à Folha.

 

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Saúde

Queiroga diz que hospitais estão mais estruturados depois da Covid

25/07/2022


Marcelo Queiroga vê como bem sucedida a condução do presidente Jair Bolsonaro (PL) no combate à Covid-19. Para ele, muitas foram as melhorias na saúde pública e o pós-pandemia será de retomada no atendimento de pacientes de outras doenças como o câncer.

“A nossa estrutura hospitalar, hoje, é muito mais forte e está preparada para atender esses casos de outras doenças como o câncer”, explica o ministro da Saúde. “E temos trabalhado em relação às cirurgias eletivas, que ficaram represadas, por motivo óbvio: os hospitais estavam em colapso”, segue.

Queiroga não enxerga que a vacinação infantil contra a Covid-19, e outras doenças, foi prejudicada pelos movimentos antivacina, nem pela recusa do presidente Bolsonaro em se imunizar. “É continuar incentivando a vacinação infantil e todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização”, pontua.

O ministro foi um dos participantes do projeto “Desatando nós”, realizado pelo Metrópoles com o apoio da Pfizer. As pré-candidatas à Presidência da República, Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU), e o representante de Lula (PT), Alexandre Padilha, responsabilizaram o presidente Bolsonaro por atrasos na saúde pública brasileira. Em parte, por se recusar a se vacinar contra a Covid-19. Ciro Gomes (PDT) também compartilhou propostas para a saúde pública no país.

A escolha foi pelos cinco pré-candidatos que melhor pontuaram na pesquisa Datafolha de maio de 2022. André Janones (Avante) não quis participar e, por isso, a professora Vera Lúcia (PSTU) foi chamada.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Saúde

Cirurgia inédita no DF faz homem recuperar movimento das pernas

25/07/2022


O aposentado Waldemiro Gomes, 69 anos, é o primeiro paciente do DF a recuperar o movimento das pernas após ser submetido a uma cirurgia inédita no Centro-Oeste. O procedimento foi uma artroplastia total do quadril realizada com a ajuda de uma nova tecnologia, que permite aos médicos intervir de maneira mais precisa e segura no momento da cirurgia.

O procedimento ocorreu no dia 16/6, e é o segundo no Brasil a utilizar o sistema de inteligência artificial Velys Hip Navigation. A tecnologia permite uma sobreposição de imagens computadorizadas de alta definição, em tempo real, que auxilia o cirurgião durante a cirurgia para a realização de cortes e intervenções para o posicionamento da prótese.

Waldemiro Gomes conta que ficou surpreso com o resultado e já deixou o hospital andando, cinco dias após a prótese de quadril ter sido colocada. “Três dias depois da cirurgia, eu já estava muito bem. Sem dores”, conta.

O procedimento ocorreu no dia 16/6, e é o segundo no Brasil a utilizar o sistema de inteligência artificial Velys Hip Navigation. A tecnologia permite uma sobreposição de imagens computadorizadas de alta definição, em tempo real, que auxilia o cirurgião durante a cirurgia para a realização de cortes e intervenções para o posicionamento da prótese.

Waldemiro Gomes conta que ficou surpreso com o resultado e já deixou o hospital andando, cinco dias após a prótese de quadril ter sido colocada. “Três dias depois da cirurgia, eu já estava muito bem. Sem dores”, conta.

Essa publicação é um oferecimento

IGOR BRITO - VEREADOR

Saúde

Brasil não atinge metas da vacinação infantil e tem taxas abaixo da média mundial

25/07/2022


BCG, tríplice bacteriana, hepatite B e poliomielite. As taxas de vacinação de todas essas doenças estão menores no Brasil do que as médias mundiais. Em 2021, as principais vacinas previstas no calendário infantil tiveram índices abaixo de 73%. É o que mostram os dados de um novo relatório global da OMS e da UNICEF.

“É um quadro dramático. Nós estamos entre os 10 piores países do mundo em vacinação, ao lado do Haiti e da Venezuela, países que tem dificuldades econômicas enormes e não têm um programa tão organizado como o nosso”, lamenta Carla Domingues, epidemiologista e ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Confira seis dicas para fortalecer o sistema imunológico

24/07/2022


Durante o inverno, é comum que as pessoas prefiram locais fechados e se mantenham mais próximas para enfrentar o frio. O comportamento facilita a circulação de vírus e bactérias e, por isso, é importante estar com a imunidade fortalecida.

Um sistema imunológico eficiente depende de um conjunto de coisas – inclusive da herança genética -, mas a alimentação desempenha papel-chave para que as defesas do corpo funcionem bem.

A médica Márcia Simões, especialista em Saúde da Família, elencou 7 dicas simples para fortalecer o sistema imunológico. “Evitar enfermidades é algo muito importante nessa época do ano, ainda mais na realidade que vivemos com novos vírus circulando”, afirma.

Veja 6 dicas simples para fortalecer o sistema imunológico:

 

1. Aumente a hidratação

A água tem papel fundamental nas reações químicas do organismo, auxiliando na regulação da temperatura e na eliminação de toxinas. Entretanto, é comum que o consumo de líquidos diminua nos dias frios. É importante estar atento à quantidade de água ingerida e, se possível, aumentá-la.

2. Use alho como tempero 

Usado há séculos na culinária, esse alimento ajuda a eliminar substâncias tóxicas do corpo. Além disso, ele colabora na prevenção de gripes, resfriados e inflamações.

3. Consuma frutas cítricas

Frutas como acerola, abacaxi, laranja, limão e caju são fontes de vitamina C. O ideal é consumi-las diariamente.

4. Coma vegetais escuros

Vegetais como brócolis, couve e espinafre são essenciais para as células do sistema imunológico. Além disso, são fontes de ácido fólico, substância que também participa na formação das células responsáveis pela defesa do organismo.

5. Inclua oleaginosas na dieta

Ricas em nutrientes e proteínas vegetais, pistache, noz, amêndoa, castanha e amendoim são excelentes para o fortalecimento do sistema imunológico. Também são repletas de antioxidantes, minerais e fitoquímicos, substâncias que ajudam na prevenção de doenças.

6. Use o gengibre

Rico em gingerol, o gengibre aumenta a imunidade do organismo. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e contribui para limpar as vias aéreas.

Essa publicação é um oferecimento

IGOR BRITO - VEREADOR

Saúde

Emergência global de saúde para conter surto de varíola dos macacos é anunciada pelo diretor-geral da OMS

24/07/2022


Neste sábado, 23, foi declarada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), emergência global para combater o surto da varíola dos macacos. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, foi quem anunciou a medida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais ou menos 17.000 pessoas já foram afetadas pela doença em 74 países.

O risco no mundo é relativamente moderado, durante uma entrevista coletiva, Tedros falou um pouco sobre a medida: “Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional”.

Quando foi questionado sobre será o processo para controlar o surto, o diretor-geral da OMS disse o seguinte: “Com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”.

Sintomas da doença:

Bolhas (pústulas) na pele de forma aguda e inexplicável; dor de cabeça; febre acima de 38,5°C; linfonodos inchados; dores musculares e no corpo; dor nas costas ; e fraqueza profunda.

Essa publicação é um oferecimento

BUGA AQUATICUS PARK

Saúde

Maioria das crianças internadas possui doenças diferentes de Covid

23/07/2022


destinados para crianças no final do mês passado, a partir de 30 de junho, com 0% na enfermaria pediátrica e 43% na UTI pediátrica, com 10 de 23 camas ocupadas na Bahia, e 0% de taxa de ocupação nas enfermarias e 90% nas UTIs de Salvador, os números de internação de crianças voltaram a crescer durante o mês de julho.

A partir de 6 de julho, a taxa de ocupação começou a crescer de forma exponencial, tanto no estado, que chegou a 28% nas enfermarias pediátricas, com 13 de 46 camas sendo utilizadas, e 48% nas UTIs, 11 de 23 leitos, como na capital, que registrou 65% das enfermarias pediátricas ocupadas, 13 de 20 camas, e 100% das UTIs ocupadas, 10 das 10 camas disponíveis na cidade.

De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até ontem, a taxa de ocupação das enfermarias pediátricas e UTIs do estado haviam, ambas, chegado a 60%, com 24 dos 40 leitos disponíveis na Bahia ocupados. Em Salvador, os indicadores de ocupação apontavam para 87% dos leitos de UTI sendo utilizados e 70% das enfermarias ocupadas.

Mesmo com o crescimento da taxa de ocupação, Priscila Macedo, coordenadora do Centro de Operações de Emergências em Saúde da Sesab, explica que com o decorrer da pandemia, a equipe técnica da secretaria percebeu que a ocupação dos leitos pediátricos, diferentemente da ocupação dos leitos adultos, não são afetados pela curva de casos de Covid-19. "À medida que o número de casos de coronavírus cresce, os leitos de adultos começam a ser mais ocupados, já a taxa de ocupação de leitos pediátricos segue um ritmo que é muito mais influenciado pela sazonalidade de doenças respiratórias, principalmente no inverno”, explica.

“Ao olhar quem são essas crianças internadas nos leitos pediátricos para o enfrentamento da Covid-19, vemos que muitas, após análise, a suspeita de infecção pelo coronavírus é afastada. Hoje, estamos com 24 crianças em leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, o equivalente a uma taxa de ocupação de 60% em leitos clínicos e de UTI, dessas, apenas quatro têm diagnóstico confirmado para a doença", revela Macedo.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA BOM PREÇO

Saúde

Câncer de boca: saiba sinais e sintomas que não podem ser ignorados

23/07/2022


O câncer de boca é um tumor maligno que afeta os lábios ou estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano são registrados cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil. Esse tipo de tumor é mais comum em homens com mais de 40 anos de idade.

Caso alguns sinais apareçam – como feridas, aftas ou manchas – é importante consultar o clínico geral ou o dentista para investigá-las. O diagnóstico rápido aumenta as chances de sucesso do tratamento.

Essa publicação é um oferecimento

ÓLEO DE AVESTRUZ

Saúde

696 casos da varíola dos macacos são confirmados no país

23/07/2022


Nesta sexta-feira, 22, o ministério da Saúde confirmou a notificação de 696 casos de varíola dos macacos no Brasil. Desses casos, 438 estão em São Paulo, de acordo com o Ministério.

Outros 13 estados registraram casos da doença. São 102 confirmados no Rio de Janeiro, 33 em Minas Gerais, 13 no Distrito Federal, 11 no Paraná, 14 em Goiás, três na Bahia, dois no Ceará, três no Rio Grande do Sul, dois no Rio Grande do Norte, dois no Espírito Santo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul e um em Santa Catarina.

“A Pasta segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério em nota.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no atual surto, já foram registrados 14 mil casos de varíola dos macacos em 71 países. Neste sábado, a organização realizará uma coletiva de imprensa para anunciar se o crescimento de casos da infecção configura uma emergência de saúde pública mundial.

 

 

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Saúde

Beber água pode proporcionar o mesmo prazer que fazer sexo, diz estudo

22/07/2022


Beber água, fazer sexo e comer um alimento gostoso. O que essas atividades têm em comum? Todas elas podem proporcionar que certas partes do cérebro liberem dopamina, um composto químico, como meio de fornecer feedback prazeroso a outras partes do órgão. Ou seja: a sensação de bem-estar e prazer após transar também pode aparecer depois de tomar água, promovendo a hidratação.

A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que analisou a produção de dopamina após a ingestão de água em camundongos sedentos. Os resultados revelaram que certa parte do cérebro liberou dopamina em resposta à hidratação.

Os experimentos envolveram a restrição de água em camundongos sedentos que tiveram acesso ilimitado à água por cinco minutos, enquanto os pesquisadores monitoravam as ondas que vinham da área tegmental ventral (VTA) no cérebro, um meio de medir quanta dopamina está sendo produzida. Como esperado, os níveis de produção de dopamina aumentaram assim que os camundongos começaram a beber.

Então, 10 minutos depois, os níveis de dopamina aumentaram novamente, coincidindo com a quantidade de tempo que levou para a água que eles bebiam chegasse ao cérebro. O experimento foi repetido, mas, desta vez, os pesquisadores adicionaram sal à água. O segundo aumento na dopamina foi muito menor devido ao impacto desidratante do sal.

Essa publicação é um oferecimento

DR. JOÃO MARIA - ADVOGADO

Saúde

Sesap reforça importância de vacinação contra Febre Amarela para potiguares até 59 anos

22/07/2022


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) volta a reforçar o apelo à população potiguar para procurar os postos de imunização, nesse caso para vacinação contra a febre amarela. O estoque de imunizantes está disponível para atender desde bebês a partir dos 9 meses até adultos com 59 anos.

As vacinas aplicadas evitam que a doença transmitida pelo Aedes aegypti possa se agravar, o que acontece em cerca de 15% dos casos. Febre alta e hemorragias são algumas das complicações que o vírus pode causar. Diante disso, a vacina é a prevenção de surtos e óbitos, evitando a disseminação e o risco de reurbanização do contágio em áreas infestadas pelo mosquito.

Esquema vacinal

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para as crianças menores de cinco anos de idade, estão indicadas uma dose aos nove meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos.

Sintomas

Os sintomas iniciais da febre amarela são:

• início súbito de febre;

• calafrios;

• dor de cabeça intensa;

• dores nas costas;

• dores no corpo em geral;

• náuseas e vômitos;

• fadiga e fraqueza.

Ao identificar alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem ou atividade com exposição em áreas rurais ou de mata nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Informe também se você recebeu a vacina contra febre amarela e, se possível, leve a Caderneta de Vacinação com informações detalhadas.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Saúde

Brasil tem 592 casos confirmados de varíola dos macacos; veja lista de sintomas e como se proteger

21/07/2022


O Ministério da Saúde contabilizou, até esta quinta-feira (20), 592 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil.

 

A maioria dos casos (429) está em São Paulo, seguido do Rio de Janeiro (85) e Minas Gerais, com 32 casos. O Distrito Federal tem 12 casos, o Paraná, 10, Goiás, 9, e a Bahia, 4.

 

O Ceará, o Rio Grande do Sul, o Rio Grande do Norte e o Espírito Santo têm dois casos cada. Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina registraram um caso cada.

 

Até esta quinta-feira (21), a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia sido notificada de mais de 14 mil casos em 72 países; o Brasil está entre os que têm os maiores números de infecções.

 

Sintomas

Os sintomas iniciais costumam ser:

 

febre

dor de cabeça

dores musculares

dor nas costas

gânglios (linfonodos) inchados

calafrios

exaustão

Essa publicação é um oferecimento

RÁDIO FAROL - TOUROS

Saúde

William Bonner testa positivo para Covid-19 e é afastado do JN

21/07/2022


William Bonner foi afastado da bancada do Jornal Nacional após testar positivo para a Covid-19. Nesta quarta-feira, 20, ele contou que sua invencibilidade caiu e o vírus aproveitou a brecha.

Entretanto, ele está vacinado com quatro doses da vacina. "A defesa armada com duas Astrazêneca e duas Pfizer tá dando conta", escreveu Bonner.

Conforme o protocolo, ele deve retornar à apresentação do jornal na próxima semana, caso teste negativo para a doença.

Por alguns dias, Renata Vasconcellos também estará fora da bancada do JN. Segundo a Globo, ela está produzindo um projeto do JN para as eleições 2022.

Nesta semana, ela testou negativo para a Covid-19.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA BOM PREÇO

Saúde

Adolescente perde testículo ao receber diagnóstico errado e será indenizado em R$ 70 mil

21/07/2022


Um adolescente de 13 anos teve o testículo removido ao receber um diagnóstico errado. O caso foi registrado em 2009, em Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), divulgou na última terça-feira (19), que o rapaz deve ser indenizado pelo erro médico em R$ 70 mil. De acordo com a Justiça, o paciente foi atendido em um hospital do município, que não diagnosticou uma torção no testículo esquerdo do rapaz.

Somente após um novo atendimento em outra unidade de saúde o problema foi identificado. Porém, como já haviam se passado 48 horas, não foi possível preservar o órgão. Durante o julgamento, a médica ré argumentou que o paciente chegou com fortes dores abdominais e vômito. Após administração de remédios, a situação se normalizou e ele foi liberado.

Já a segunda médica que atendeu o rapaz disse que era visível o estado de torção do testículo devido ao grande inchaço, e solicitou ultrassom que comprovou o diagnóstico. O tratamento para estes casos deve ser realizado por meio de cirurgia dentro das primeiras seis horas para poder preservar o órgão.

Essa publicação é um oferecimento

Open Master - Agência de Desenvolvimento Web

Saúde

RN tem queda de 43% nos pedidos de internações no mês de julho

21/07/2022


O Rio Grande do Norte registrou queda de 43% nos pedidos por internações de pacientes com covid-19 do dia 6 de julho até esta quarta-feira (20). Os dados são do RegulaRN, sistema desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Ainda de acordo com o LAIS, a fila para leitos críticos está zerada em todo estado. A taxa de ocupação desses leitos atualmente é de 69,4% em todo o Rio Grande do Norte.

O mês de julho tem se mostrado estável, em consequência, registra diminuição nos pedidos para internação, tanto em leitos clínicos, quanto em leitos de UTI. “A redução dos novos casos diários é sustentável porque já vem ocorrendo por mais de 15 dias seguidos (…) tanto é que isso já está se refletindo numa queda forte dos pedidos por internação por covid-19 no estado do Rio Grande do Norte”, afirmou o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim.

Essa publicação é um oferecimento

ATELIÊ DO AÇAÍ

Saúde

Ministério da Saúde confirma 449 casos de varíola dos macacos

20/07/2022


O Brasil tem 449 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 19, pelo Ministério da Saúde.

A maioria dos casos (312) são registrados em São Paulo. Outros 71 são no Rio de Janeiro e 33 em Minas Gerais. O Distrito Federal tem oito casos, Paraná tem seis e Goiás, quatro.

Rio Grande do Sul e Bahia possuem três casos cada. Espírito Santo e Ceará possuem dois casos cada um e Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina possuem um caso cada.

Em nota, a pasta informou que mantém articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

Essa publicação é um oferecimento

ÓTICA BOM PREÇO

Primeira páginaAnterior Próxima Última página