Saúde
RN tem 35 mil casos suspeitos de dengue registrados até julho
20/07/2022

O Rio Grande do Norte, notificou 35.646 casos suspeitos de dengue, dos quais 5.288 foram confirmados, 31.536 casos considerados prováveis, 4.110 descartados, cinco óbitos confirmados e 16 em processo de investigação. A incidência apresentada foi de 885,62 casos prováveis por 100 mil habitantes.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (18) o boletim epidemiológico das arboviroses no RN nas semanas epidemiológicas 1 e 26, até 2 de julho. O boletim traz um panorama do cenário epidemiológico das arboviroses até o momento.
“Observamos que está havendo uma queda no número de casos confirmados das arboviroses e acompanha a curva gráfica que ocorre em todo o país”, disse Dinara Alves, coordenadora de combate às arboviroses da Sesap.
Com relação à chikungunya, foram notificados 11.997 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 1.849, 10.336 considerados prováveis, 1.661 descartados, dois óbitos confirmados e três em processo de investigação. A incidência foi de 290,26 casos prováveis por 100 mil habitantes.
Já no que diz respeito zika, foram notificados 4.907 casos suspeitos, sendo confirmados 302, 3.794 casos considerados prováveis, 1.113 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 106,55 casos prováveis por 100 milhabitantes.
Com relação a casos de zika em gestante, 15 casos foram confirmados em 2022 por critério laboratorial. O quantitativo é destacado na análise do cenário epidemiológico devido à capacidade vírus provocar microcefalia ou alterações no sistema nervoso central do feto gestado.
Essa publicação é um oferecimento
Mulher faz abdominal, sente dor no peito e descobre câncer raríssimo
20/07/2022

A australiana Jessica Slee, de 35 anos de idade, treinava com o seu personal trainer normalmente quando, depois de fazer um exercício abdominal, começou a sentir uma dor no peito. Ela acreditava que era um desconforto muscular comum — porém, a dor não passou depois de vários dias. Jessica, que é enfermeira, decidiu procurar um médico. O profissional pediu uma série de exames, mas não acreditava que era algo sério, já que a mulher era jovem e saudável.
Depois de passar por vários testes, os médicos encontraram um tumor benigno próximo ao coração que precisava ser retirado. Porém, uma biópsia feita nos fragmentos coletados durante a cirurgia mostrou que Jessica tinha dois tipos de câncer ósseo ao mesmo tempo, o fibrossarcoma epitelióide esclerosante e osteossarcoma de alto grau. O quadro é chamado de “câncer híbrido” e é considerado extremamente raro.
Segundo os profissionais de saúde responsáveis pelo caso, Jessica era uma das 20 pessoas do mundo e a única da Austrália a ter os dois cânceres ao mesmo tempo. O diagnóstico foi feito em 2014 e, felizmente, o tratamento funcionou. O câncer diminuiu e a mulher, recém-casada, foi autorizada a ter filhos em 2016. Ela deu à luz duas crianças.
Essa publicação é um oferecimento
COVID: Brasil registra 168 óbitos e 38 mil casos nas últimas 24h
19/07/2022
Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (18), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):
– O país registrou 168 óbitos nas últimas 24h, totalizando 675.518 mortes;
– Foram 38.697* novos casos de coronavírus registrados, no total 33.339.815;
*Casos de Goiás registrados de ontem e hoje
A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 251. A a média móvel de novos casos é de 57.044.
O ministério da Saúde calcula que mais de 31,6 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.
Essa publicação é um oferecimento
RN registra 3 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 76
17/07/2022
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (17). São 540.891 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 76 novos casos e 3 óbitos (2 em Mossoró e 1 em Caiçara do Norte).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.310. Em investigação são 1.350. Recuperados são 522.749. Casos suspeitos somam 2.087 e descartados são 1.012.898. Estimativa de casos em acompanhamento: 9.832.
Essa publicação é um oferecimento
Médicos encontram garrafa de água em paciente com intestino preso
17/07/2022

O objeto foi encontrado na região pélvica do paciente, a 10 milímetros da abertura do ânus, e estava alocada entre o reto e o cólon, que faz parte do intestino grosso.
Os médicos disseram que o homem estava extremamente envergonhado com a situação. “Por causa do constrangimento e do medo da esposa, ele não forneceu o histórico do que havia acontecido para explicar a presença do objeto no reto e chegou à emergência do hospital tardiamente”, afirmaram no relato de caso publicado na revista Clinical Case Reports.
Apesar da situação embaraçosa, o intestino do homem não foi danificado pela presença da garrafa de água. O paciente foi levado diretamente à sala de cirurgia, onde foi anestesiado e teve o objeto removido com uma pinça cirúrgica, sem rupturas ou sangramento.
Essa publicação é um oferecimento
Nenhuma quantidade de álcool é saudável para pessoas com menos de 40 anos, diz estudo
16/07/2022

Há uma série de mitos e verdades que envolvem os riscos e possíveis benefícios no consumo de bebidas alcoólicas, embora pouco se saiba sobre as especificidades de cada faixa etária.
Para compreender melhor esse cenário, um time de pesquisadores analisou dados do Estudo de Carga Global de Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD), uma ampla pesquisa que envolveu dados de pessoas entre 15 a 95 anos, de 204 países, coletados entre 1990 e 2020.
Eles constataram que, para menores de 40 anos, nenhuma dose de álcool traz efeitos positivos. Por outro lado, para os mais velhos que não têm problemas de saúde subjacentes, uma quantidade limitada pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil tem 310 casos confirmados de varíola dos macacos
14/07/2022

O Brasil tem 310 casos confirmados da varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Entre os casos registrados, 217 são procedentes do estado de São Paulo, 45 do Rio de Janeiro, 22 de Minas Gerais, seis do Paraná, quatro Goiás, quatro do Distrito Federal, três do Rio Grande do Sul, três do Ceará, três do Rio Grande do Norte, dois da Bahia e um Pernambuco.
O ministério afirmou, em nota, que mantém articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. Na segunda-feira (11), a pasta descontinuou a sala de situação criada para monitorar o avanço da doença no Brasil.
De acordo com levantamento realizado pela CNN, atualizado nesta quinta-feira (14), ao menos 58 países confirmaram casos da doença.
Essa publicação é um oferecimento
Mulher dá à luz trigêmeos 10 meses após ser mãe de gêmeos
14/07/2022

Uma mulher deu à luz trigêmeos em Brusque (SC), dez meses após ser mãe de dois meninos. Aline da Silva, de 28 anos, e Elisandro Antunes, de 32, são de Criciúma, mas foram encaminhados para outra cidade por falta de vagas de UTI neonatal.
A gravidez dos trigêmeos, que nasceram com 33 semanas, foi descoberta pelo casal quando Aline já estava com 22 semanas. Ela conta que não desconfiava da gestação, pois ainda amamentava os gêmeos Vinicius e Vicente e se recuperava do parto dos meninos.
“O médico pediu alguns exames, entre eles o de urina, e não sinalizou gravidez. Foi então que eu pedi um ultrassom e apareceu. Para mim foi um choque, trigêmeos! Meu marido ficou todo faceiro”, contou Aline ao g1.
Os dois também são pais de Jenifer, de 10 anos, Tales, de 8, e de Mariah, de 4.
Essa publicação é um oferecimento
COVID: Brasil registra 380 óbitos e 72 mil casos nas últimas 24h
14/07/2022
Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (13), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):
– O país registrou 380 óbitos nas últimas 24h, totalizando 674.482 mortes;
– Foram 72.224 novos casos de coronavírus registrados, no total 33.076.779;
A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 242. A a média móvel de novos casos é de 55.586.
O ministério da Saúde calcula que mais de 31,4 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.
Essa publicação é um oferecimento
Anvisa aprova uso da emergencial da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos
14/07/2022

Em reunião extraordinária, a diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta quarta-feira (13) o uso emergencial da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos.
A agência levou em consideração que os imunizantes de vírus desativado são usados continuamente no Brasil, como são os casos das vacina contra a gripe e a poliomielite.
“A tecnologia de vírus inativado tem um longo histórico de segurança em vacinas comumente aplicadas em bebês e crianças, assim, apesar das incerteza quanto a eficácia da CoronaVac para evitar que as crianças contraiam a doença, é possível que a CoronaVac seja considerada como estratégia para reduzir os danos da Covid-19”, afirmou Meiruze Sousa Freitas, diretora-relatora da Anvisa.
O esquema vacinal indicado pela área técnica da agência é de duas doses, assim como as aplicadas nos adultos, com intervalo de 28 dias. A vacina não foi recomendada para crianças imunocomprometidas, que são aquelas com deficiência no sistema imune. O fármaco é o mesmo usado em adultos e os frascos seguem iguais.
Na reunião foi salientado que o aumento de número de casos e de mortes por Covid-19 no Brasil e o surgimento de novas variantes capazes de ultrapassar a imunidade colocada pela doença foram essenciais para optar pela aprovação do produto fabricado no Butantan.
Os diretores fizeram a ressalva que a vacina deve seguir sendo objeto de estudo e monitoramento de vida real para verificar a eficácia e a efetividade da resposta imune da CoronaVac à variante Ômicron e possíveis novas variantes do SARS-CoV-2.
Além de que a imunidade celular – resposta imunológica que não envolve anticorpos – produzida pelo imunizante precisa continuar como alvo dos estudos e avaliação do Instituto Butantan.
Até então, o imunizante produzido no Instituto Butantan estava liberado no Brasil para crianças, adolescentes e adultos a partir de 6 anos. Em janeiro desse ano, a agência chegou a negar o pedido de uso para a faixa etária de 3 a 5 anos por falta de dados.
Para aprovação, os especialistas da agência reguladora receberam dados de três estudos feitos no Brasil: Curumim, feito no Espírito Santos; Immunita, do Instituto Butantan com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Crus); e Vigvac, também da Fiocruz.
Além disso, foi usado estudo de efetividade da CoronaVac desenvolvido no Chile feito com 500 mil crianças, já convivendo com a alta circulação da variante Ômicron. Nele foi demonstrado uma proteção de 55,06% de efetividade na prevenção de hospitalização de crianças. Foram observadas apenas duas mortes, no grupo de crianças não-vacinadas.
Essa publicação é um oferecimento
Lucro das maiores farmacêuticas cresce 41% na pandemia
13/07/2022

Quem mais viu seus ganhos crescer foi a Pfizer. A empresa teve alta de 131% no lucro líquido. Em seu balanço, credita a alta de faturamento à vacina e ao remédio Paxlovid, ambos destinados ao combate da pandemia de covid-19.
A exceção na alta de lucro entre as principais empresas foi a AstraZeneca. Embora o faturamento da companhia tenha crescido, o lucro da empresa caiu. Dois fatores ajudam a explicar isso:
vacina – a farmacêutica vendeu sua vacina contra a covid a preço de custo durante a maior parte da pandemia, e continua vendendo a esse preço aos países mais pobres;
aquisição – o balanço da empresa ainda mostra efeitos da gigantesca aquisição da farmacêutica Alexion em dezembro de 2020 por US$ 39 bilhões.
Essa publicação é um oferecimento
Após nascer com quatro braços e pernas, bebê é comparado a divindade hindu
12/07/2022

Um bebê, nascido no último dia 1 de julho, em uma pequena cidade no estado indiano de Uttar Pradesh, foi comparado a uma reencarnação da deusa hindu Lakshmi por nascer com quatro braços e quatro pernas. As informações são do jornal britânico Independent.
A criança, aclamada como um “milagre da natureza” e comparada a uma reencarnação de Deus, aparece em fotos e vídeos com o que parece ser um par extra de braços e pernas presos ao estômago. A condição é um provável caso de polimelia, uma condição de nascença que resulta em um número maior de membros do que o normal.
O bebê nasceu no Shahabad Community Health Center, no estado de Uttar Pradesh, a região mais populosa da Índia, pesando 2,948 kg. A mãe Kareena, que não teve o sobrenome divulgado, foi internada no hospital após sentir dores de parto no sábado (1), e deu à luz logo em seguida. Mãe e filho estão saudáveis e passam bem.
Relatos da mídia local dizem que as pessoas se reuniram para ver a criança depois que as notícias do nascimento se espalharam pela área, com o bebê sendo saudado como um “milagre da natureza”. Outros sugeriram que a criança poderia ser uma reencarnação de Lakshmi, a deusa hindu de múltiplos membros da riqueza, fortuna, poder, beleza, fertilidade e prosperidade.
Essa publicação é um oferecimento
RN registra 5 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 601
12/07/2022
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (12). São 536.965 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 601 novos casos e cinco (05) óbitos (Umarizal, Mossoró, Barcelona, Rodolfo Fernandes e Touros).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.295. Em investigação são 1.343. Recuperados são 517.422. Casos suspeitos somam 1.970 e descartados são 1.006.497. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.248.
Essa publicação é um oferecimento
Menino de 2 anos morre após ingerir biscoito envenenado; polícia apura se mãe e tio da vítima responderão por homicídio
12/07/2022

Um menino de dois anos morreu, na noite de domingo (10), após comer um biscoito envenenado com chumbinho, na zona rural de Rafael Jambeiro, cidade a cerca de 180 quilômetros de Salvador. Ele foi identificado como Samuel Ramos Fraga.
De acordo com a Polícia Civil, a criança estava na casa do tio e brincava com uma garrafa pet na sala. O objeto rolou até outro cômodo do imóvel, em um quarto que não era utilizado, e parou embaixo de um guarda-roupa.
Samuel entrou no quarto para pegar a garrafa, encontrou o biscoito com chumbinho e comeu. O produto servia de isca para matar rato.
O garoto foi socorrido para um hospital da região, mas não resistiu.
O caso é investigado pela Polícia Civil, que apura se a mãe e o tio da criança irão responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Essa publicação é um oferecimento
Jovem morre após ficar 24 dias internada por piercing inflamado
12/07/2022

A jovem Andressa Souza, de 20 anos, morreu no último sábado (9/7), após passar 24 dias internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Vida, em Dourados, Mato Grosso do Sul, devido a uma infecção causada por um piercing.
A mãe da jovem relatou ao O Globo que o acessório acabou infectando a corrente sanguínea e se alojou no cérebro.
“Ela teve uma infecção por causa do piercing. Essa infecção foi parar na corrente sanguínea e da rede sanguínea ela se alojou no cérebro. E afetou 37% do cérebro dela”, disse a empregada doméstica Maria Aparecida da Silva Oliveira, de 47 anos.
Maria disse que a filha pagou R$ 60 para colocar o piercing. Contudo, a mãe da jovem não sabe se o estabelecimento era apropriado para o procedimento.
Durante o tempo que ficou no hospital, Andressa esteve entubada. A jovem era casada e deixou um filho de 3 anos.
“Ele também está inconformado porque, por mais que seja pequenininho, viu a mãe dele naquela situação. Para ele está muito difícil”, contou a mãe da jovem.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil tem mais de 200 casos confirmados de varíola dos macacos
11/07/2022

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.
O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Datena é internado com Covid-19 em hospital de SP
11/07/2022

O apresentador de TV José Luiz Datena (PSC) usou suas redes sociais, neste domingo (10), para dizer que foi diagnosticado com Covid-19. Ele foi internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no sábado (9).
Na publicação, o apresentador disse que não escapou da doença mesmo após tomar quatro doses da vacina, e fez um alerta para a necessidade da imunização e do uso de máscaras.
“Mas quero aqui dar meu depoimento pessoal: Mesmo com quatro doses de vacina e usando máscara sempre, não escapei da doença. Não brinque com isso! Use máscara e tome vacina!!!”, disse.
Essa publicação é um oferecimento
COVID BRASIL REGISTRA 56 ÓBITOS E 21 MIL NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
11/07/2022

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (10), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):
– O país registrou 56* óbitos nas últimas 24h, totalizando 673.610 mortes;
– Foram 21.963* novos casos de coronavírus registrados, no total 32.896.464;
*Não atualizaram: DF, MA, MG, MT, RJ, RR e TO
A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 243. A a média móvel de novos casos é de 58.006.
O ministério da Saúde calcula que mais de 31,1 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.
Essa publicação é um oferecimento
Cientistas descobrem proteína que causa recaída do câncer colorretal após a quimioterapia
11/07/2022
Um estudo liderado pelo pesquisador do ICREA (Instituição catalã de pesquisa e estudos avançados) e chefe do Laboratório de Câncer Colorretal do IRB (Instituto de Investigação em Biomedicina) Barcelona, Eduardo Batlle, revelou que algumas células tumorais permanecem “escondidas” e, após a quimioterapia, são reativadas e desencadeiam uma recaída.
A quimioterapia é o tratamento mais comum para o câncer colorretal, porém, embora ela seja inicialmente eficaz na maioria dos casos, há pacientes que recaem após um período. Os cientistas descobriram que esta situação ocorre graças à proteína Mex3a.
Esta proteína está presente em células-tronco tumorais persistentes e permanece inativa durante todo o tratamento. Quando ele chega ao fim, elas são reativadas e passam a regenerar o tumor. Por consequência, ocasionam o ressurgimento do câncer.
Essa publicação é um oferecimento
Mãe com herpes beija filha e menina vai parar no hospital após infecção
11/07/2022

Relato feito no Facebook no fim de junho deixou internautas atentos. Uma mulher contou que a própria filha precisou ser levada a um hospital depois de beijá-la enquanto estava com afta na boca. O caso, segundo a mãe, ocorreu em abril.
A mulher contou ter dado um beijo em Aubree, em 25 de abril, a menina apresentou uma espinha no rosto que cresceu e, em seguida, sumiu. “Ao longo dos dias, a ferida ficou maior e começou a infeccionar. Ela começou a ter febre e agir como se estivesse doente. Parou de comer e nem se levantava do sofá”, explicou.
“Nós a levamos para um pronto-socorro nos dias 27 e 29. Nas duas vezes ela foi diagnosticada com impetigo e mandada para casa com uma pomada tópica para aplicar na área”, disse ainda.
O problema persistiu, e a mancha dobrou de tamanho. “Desta vez, nós a levamos para um hospital infantil, onde foi imediatamente internada devido à infecção. Ela começou a tomar antibióticos fortes e anticorpos para combater a doença”, relatou a mãe.
Os médicos revelaram que a criança havia adquirido o vírus herpes simplex (também conhecido como herpes labial).
Essa publicação é um oferecimento














