Saúde
Brasil teve o maior aumento de casos de varíola dos macacos, diz OMS
14/08/2022

O último relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado na quarta-feira (10), registrou crescimento no número semanal de casos confirmados da varíola dos macacos em 42 países. O “maior aumento” foi registrado no Brasil, com crescimento de 190,7% nos casos considerando o relatório anterior, divulgado em 25 de julho. Assim, o país passou de 592 casos para mais de 1,7 mil.
No mundo, o número de casos confirmados cresceu 74% em duas semanas, contabilizando 27.814 diagnósticos positivos em 89 países, além de seis mortes.
Essa publicação é um oferecimento
Cobertura vacinal despenca nos últimos dez anos, e pólio volta a ameaçar o Brasil
13/08/2022

Nos últimos dez anos, a cobertura vacinal da poliomielite caiu de 96,5% (2012) para 61,3% (2021), um dado que acende o sinal de alerta, especialmente no momento em que a doença é detectada em alguns países.
Dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) mostram que, até sexta-feira (12), o patamar de crianças vacinadas contra a pólio – uma doença grave e sem cura – não chegava nem a 50%.
"É importante contextualizar que, no passado, a pólio era uma doença extremamente grave, matava as pessoas, deixava as crianças com paralisias e sequelas para o resto da vida", lembra o pediatra, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Renato Kfouri.
O último caso da doença por aqui foi em 1989. Em 1994, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a erradicação da doença no Brasil. Mas, seguiu endêmica – com surtos frequentes – no Paquistão e no Afeganistão, na Ásia.
Essa publicação é um oferecimento
Johnson & Johnson encerra venda de talco infantil após casos de câncer
13/08/2022

O famoso talco para bebês da Johnson & Johnson irá sumir das prateleiras dos mercados de todo o mundo em 2023. Em comunicado nessa sexta-feira (12/8), a empresa anuncia a descontinuação da fabricação e venda do produto, alvo de milhares de ações judiciais.
O pó à base de talco já não é vendido nos Estados Unidos e Canadá desde 2020. A J&J enfrenta milhares de processos de mulheres que relatam ter desenvolvido câncer de ovário após uso regular do produto, que contém amianto.
O pó é extraído da terra em camadas próximas às do amianto, um material conhecido por causar câncer. Em 2018, um júri da cidade de St. Louis (EUA) multou a Johnson & Johnson em US$ 4,7 bilhões, acusando a empresa de negligência por não alertar os consumidores sobre os possíveis riscos à saúde causados pelo produto.
Mesmo após decidir pelo encerramento de vendas, a empresa reafirma acreditar na segurança do talco. No comunicado desta sexta, a companhia disse que “a posição sobre a segurança do talco permanece inalterada”.
“Estamos firmemente por trás das décadas de análises científicas independentes por especialistas médicos de todo o mundo que confirmam que o talco Johnson’s Baby Powder é seguro”, publicou.
Essa publicação é um oferecimento
RN registra 1 óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 155
12/08/2022
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (12). São 549.193 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 155 novos casos e 1 óbito (Mossoró).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.417. Em investigação são 1.105. Recuperados são 538.670. Casos suspeitos somam 741 e descartados são 1.033.637. Estimativa de casos em acompanhamento: 2.106.
Essa publicação é um oferecimento
4 alimentos capazes de eliminar a gordura abdominal, segundo a ciência
10/08/2022

A gordura abdominal é um detalhe na composição corporal que vai muito além da estética. Quando a gordura acomete a cavidade abdominal, a famosa gordura visceral pode comprometer a saúde e até aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.
Para se ter ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como ponto de partida para a avaliação dos riscos de síndrome metabólica – que potencializa o surgimento de hipertensão, diabetes, colesterol e outras doenças – a circunferência abdominal. Em homens, uma circunferência abdominal acima de 102 centímetros já apresenta riscos. Nas mulheres, o sinal vermelho é acendido a partir dos 88 centímetros.
Quando o assunto é perder a barriguinha, dificilmente alguém passa indiferente à informação e, pensando nisso, existem alguns alimentos que podem, sim, ser aliados desse objetivo.
A maioria das pessoas tende a acumular a gordura na região do abdômen e, por isso, ela é a primeira a diminuir quando melhoramos os hábitos alimentares.
Essa publicação é um oferecimento
Dois meses após o primeiro caso de varíola do macaco no Brasil, planos de saúde ainda não cobrem exame
10/08/2022

Faz dois meses que a varíola do macaco (monkeypox) chegou ao Brasil, e praticamente todos os exames que confirmaram os mais de 2.300 casos foram feitos em apenas quatro laboratórios do SUS. Até hoje, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não incluiu esse teste no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, o que o mantém fora da cobertura dos planos de saúde.
Questionada pelo R7, a agência justifica que "o oferecimento do referido teste diagnóstico na rede privada de saúde ainda é incipiente" e que muitos dos kits ainda precisam ser aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Essa publicação é um oferecimento
RN não alcança as metas de cobertura vacinal infantil de nenhuma vacina de rotina desde 2018
10/08/2022

Desde o ano de 2018, o Rio Grande do Norte não alcança a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para nenhuma das vacinas de rotina indicadas para as crianças de até um ano de idade.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN) analisados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) revelam que a cobertura vacinal infantil do Estado tem apresentado tendência de queda desde antes da pandemia, o que preocupa especialistas da área de saúde diante da possibilidade de retorno de doenças já consideradas erradicadas, como a poliomielite, como relata a preceptora infectologista do ISD, Carolina Damásio.
“A recusa na vacinação tem sido associada a surtos de varicela, doença pneumocócica, sarampo e coqueluche. Recentemente, estamos acompanhando relatos de volta de doenças controladas há vários anos, como a poliomielite”, afirma Damásio.
Essa publicação é um oferecimento
Saúde Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva
09/08/2022

Dificuldade de lembrar datas, fazer cálculos ou realizar tarefas básicas do dia a dia. As habilidades cognitivas geralmente diminuem à medida que a idade avança. Mas pesquisa feita por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a perda chega a ser 28% maior entre pessoas que consomem mais alimentos ultraprocessados.
São alimentos que passaram por processo industrial tão intenso que a composição deles já nem parece a de comida de verdade. Encaixam-se nesta categoria pães de forma, salgadinhos, refrigerantes.
O declínio cognitivo foi maior entre as pessoas que consumiam mais de 20% das calorias diárias de ultraprocessados. E não é difícil chegar a essa média: 20% equivale a três fatias de pães de forma por dia.
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa revela que células cancerígenas se replicam mais no calor; entenda por quê
09/08/2022

Um estudo publicado na revista Nature demonstrou que as baixas temperaturas dificultam o crescimento de células cancerígenas, pois ativam a gordura marrom do corpo humano – responsável pela produção de calor corporal – que consome os açúcares que os tumores precisam para se replicar.
"Descobrimos que o tecido adiposo marrom ativado pelo frio compete com os tumores pela glicose e pode ajudar a inibir o crescimento do tumor em camundongos”, diz o professor do Departamento de Microbiologia, Tumores e Biologia Celular do Karolinska Institutet, na Suécia, e autor correspondente, Yihai Cao.
Como as células cancerosas, normalmente, precisam de elevados níveis de glicose para crescer, os cientistas constataram que as temperaturas frias desencadearam uma absorção grande de glicose no tecido adiposo marrom. Por consequência, foram detectados poucos sinais da substâncias nas células tumorais.
Na prática, é como se o processo de aquecimento do nosso corpo no frio "roubasse" o alimento necessário para as células cancerígenas se multiplicarem.
Os testes compararam o crescimento do tumor e as taxas de sobrevivência em camundongos com diversos tipos de cânceres, como o colorretal e de mama, em ambientes frios e quentes.
Essa publicação é um oferecimento
Câncer: conheça os exames preventivos para os tumores mais comuns
08/08/2022

O aumento da incidência do câncer está relacionado ao envelhecimento da população. Quanto mais o tempo passa, maior é a chance de desenvolver neoplasias, tumores que se formam devido à multiplicação anormal de células do corpo. De acordo com estimativas internacionais, de cada 10 casos de câncer diagnosticados, sete ocorrem em pessoas acima dos 65 anos.
Conseguir identificar a doença ainda no início aumenta as chances de sucesso no tratamento e possibilita a utilização de métodos menos invasivos para lidar com o problema. A oncologista Janyara Teixeira de Souza e Silva destaca a importância do rastreamento para o diagnóstico dos tumores mais comuns.
O rastreamento consiste na realização de exames periódicos considerados prevenção secundária para os tumores mais comuns. A precaução primária está relacionada ao estilo de vida e à manutenção de hábitos que colaboram para o bom funcionamento do organismo.
Essa publicação é um oferecimento
Saúde Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação
08/08/2022

a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.
A partir de segunda-feira, 8, cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará em 9 de setembro.
A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Segundo o ministério, a partir dos três anos de idade, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.
Ao participar do lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Segundo ele, a cobertura vacinal da população está diminuiu em todo o mundo, principalmente durante o período da pandemia de covid-19. O ministro também conclamou as famílias a levarem as crianças para vacinar.
"Peço aos pais que levem seus filhos para as salas de vacinação. É inaceitável que, hoje, no século 21, 100 anos depois do esforço extraordinário de Oswaldo Cruz para introduzir esses conceitos sanitários no Brasil, nós tenhamos ainda crianças com doenças que podem ser evitáveis por vacina", afirmou.
O ministério espera vacinar cerca de 14.3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Essa publicação é um oferecimento
Covid: Brasil se aproxima de 680 mil mortes por coronavírus
07/08/2022

O Brasil registrou 181 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas. A média móvel diária de óbitos está em 208, queda de 10,7% em relação ao verificado há 14 dias. O indicador apresenta, portanto, uma tendência de baixa.
O país contabilizou 16.703 novos casos positivos da doença, totalizando 34.011.173 infecções confirmadas desde o início da pandemia. No total, o Brasil já perdeu 679.939 vidas para o coronavírus.
Os números são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.
Essa publicação é um oferecimento
Após pandemia, AVC e infarto voltam a liderar causa de mortes
07/08/2022

O Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil apontou que a Covid-19 não lidera mais o ranking de mortes por doença no país. O registro é dos seis primeiros meses do ano e os dados revelam que outras doenças voltaram ao topo da lista. Neste período, 6.038 pessoas morreram por AVC e outras 52.426, por infarto. A covid foi a causa de 48.763 mortes.
“A nossa população ainda não aderiu ao controle dos fatores de risco que estão implicados diretamente na causa dessa doença. A falta de acesso a uma saúde de qualidade e a má aderência ao tratamento proposto ainda são problemas reais”, disse o coordenador do departamento de neurologia do Hospital Mater Dei Salvador, Ricardo Alvim.
Apesar da histórica presença no topo da lista, após esse período de alta do coronavírus, a própria covid-19 se tornou um fator de risco para doenças como AVC e infarto. “A covid proporciona um efeito pró trombótico. Em alguns casos, apresenta a inflamação do coração, denominada miocardite, que pode evoluir para uma insuficência cardíaca”, explica Nivaldo Filgueiras, coordenador do departamento de cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador.
O neurologista Ricardo Alvim também aponta a relação entre a Covid-19 e o AVC. “A infecção pela Covid-19 demonstrou um maior risco de o paciente apresentar um acidente vascular cerebral isquêmico pelo mecanismo trombótico dessa doença”, destaca.
Diante dos dados e o histórico das doenças, os especialistas apontam a importância da prevenção e cuidados com a saúde através da adoção de bons hábitos ao longo da vida.
Essa publicação é um oferecimento
Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas
07/08/2022

O cenário da varíola do macaco nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte é de transmissão comunitária, o que significa que qualquer pessoa pode ser infectada pelo vírus monkeypox. Neste contexto, ao apresentar os sintomas característicos da doença, o Ministério da Saúde orienta que o indivíduo procure atendimento médico em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da sua região
Quais são os primeiros sintomas de varíola do macaco? Nos primeiros dias, os sintomas mais comuns da infecção são febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos (popularmente conhecido como ínguas), cansaço intenso, dores musculares e nas costas. As lesões na pele costumam aparecer entre o primeiro e quinto dia após a febre e, no surto atual, podem se concentrar na região genital e/ou perianal.
“[A varíola do macaco tem uma] forma clínica diferente de se manifestar em cada pessoa, algumas têm lesão só na região genital, outras podem ter no couro cabeludo, em outra parte do corpo, não é algo uniforme”, explica o infectologista José Ângelo Lindoso, coordenador do Grupo de Doenças Negligenciadas do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
Essa publicação é um oferecimento
RN tem 2ª maior taxa de obesidade infantil do Nordeste e 3ª do Brasil
07/08/2022

De acordo com o relatório de estado nutricional do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, 22,51% das crianças potiguares com idades entre 5 e 10 anos estavam obesas em 2021. O índice é o segundo maior do Nordeste, atrás apenas do Ceará (22,77%) e o terceiro do País.
O Rio Grande do Sul, com uma taxa de 24,64%, é o campeão do Brasil. O índice no RN ficou acima das médias nacional (17,8%) e do Nordeste (17,29%). Os dados se referem a situações de obesidade e obesidade grave e indicam que, em 10 anos (de 2011 a 2021), os números no RN cresceram seis pontos percentuais.
Segundo o Sisvan, o Estado saiu de um índice de 16,45% de crianças obesas em 2011 para os 22,51% de 2021.
Essa publicação é um oferecimento
Peixes mortos, população adoecida: o mistério da água contaminada em GO
06/08/2022

Goiânia – Moradores de Campos Verdes, no norte de Goiás, a 310 km da capital, dizem viver terror por consumirem água captada em manancial de abastecimento público da cidade, “contaminado por vários metais pesados”, segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Centenas de peixes foram encontrados mortos. Adoecida, a população critica mineradora multinacional que opera no Brasil uma mina a céu aberto de cobre e ouro, em uma das regiões mais pobres e com mais desigualdades do estado.
O relatório da SMS, baseado em laudo técnico da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), atesta que “o consumo diário dessa água contaminada” provocou “aumento recorrente de pacientes” com várias doenças por causa de nove metais pesados. Segundo a secretaria, houve casos de moradores “diagnosticados com câncer” e que tiveram de iniciar acompanhamento psicológico.
Essa publicação é um oferecimento
Sesap confirma 4º caso de varíola dos macacos e diz que RN vive transmissão comunitária da doença; veja cidades
06/08/2022

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou, nesta sexta-feira (5), o primeiro caso da doença varíola dos macacos na cidade de Mossoró, na região Oeste - o segundo maior município potiguar. Este é o quarto caso registrado no estado.
Ainda de acordo com o governo, o estado já vive a transmissão comunitária da doença.
Nos primeiros casos, sabia-se que os pacientes tinham visitado outros países, onde foram infectados. Porém, nos mais recentes, as autoridades perceberam que os pacientes não viajaram ou tiveram contato com pessoas de fora, o que significa que a doença já circula no estado.
Ainda de acordo com ela, todos os casos registrados até esta sexta-feira (5) são leves. Os pacientes ficam isolados nos seus próprios domicílios.
A Sesap ainda afirmou que também monitora as pessoas que tiveram contato com os pacientes, que podem desenvolver sintomas da doença. Além disso, orienta os municípios sobre as ações vigilância e notificação de casos suspeitos.
"A gente tem visto um aumento de casos no Brasil e, consequentemente, com a circulação da pessoas a trabalho, viagens de férias, já era esperado que a gente tivesse um aumento de casos no Rio Grande do Norte", pontuou.
O Rio Grande do Norte teve dois casos confirmados em Natal, um em Parnamirim, na região metropolitana da capital, e agora um quarto em Mossoró. A capital potiguar ainda conta com dois pacientes cadastrados como casos prováveis.
Essa publicação é um oferecimento
Registros de dengue crescem 740% no Rio Grande do Norte
05/08/2022

Os registros de dengue aumentaram 740% este ano no Rio Grande do Norte, ao se comparar com o mesmo período do ano passado. Até o último dia 16 de julho, foram confirmados 6,4 mil casos prováveis da doença, o que representa uma incidência de 952,03 por 100 mil habitantes, de acordo com o mais novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
Ainda em 2022, seis potiguares morreram em decorrência de complicações da infecção pelo vírus da dengue — que é transmitido aos humanos pelo mosquito Aedes aegypti. Há, também, outras 17 mortes em investigação laboratorial. Ao todo, foram confirmados 6.440 casos de dengue em 2022, contra 766 de 2021.
Essa publicação é um oferecimento
Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e fatores de risco
05/08/2022

O câncer de pâncreas é uma condição considerada relativamente rara, representando cerca de 2% dos casos de todos os tipos da doença diagnosticados no Brasil. Ele costuma ser agressivo e evoluir rapidamente, se espalhando para outros órgãos. O diagnóstico tardio faz com que a mortalidade desse tipo de câncer seja alta.
“Os sintomas iniciais costumam ser inespecíficos: às vezes é um desconforto na região superior do abdômen, ou um cansaço que pode ser confundido com doenças como a anemia“, explica o oncologista Daniel Girardi, do Hospital Sírio-Libanês de Brasília. “À medida que o câncer avança, os sintomas costumam ficar mais intensos e pode ser notado emagrecimento e icterícia (condição que deixa a pele amarela), devido a alterações que atingem o fígado”, acrescenta.
Por isso, é importante ficar atento a qualquer manifestação persistente de um ou mais dos seguintes sinais:
Desconfortos abdominais;
Cansaço excessivo;
Pele e olhos amarelados (icterícia);
Emagrecimento;
Náuseas;
Dores nas costas;
Urina escura.
A oncologista Alessandra Leite, do hospital Santa Lúcia, explica que a coloração amarelada da pele e dos olhos e a urina escura na tonalidade do chá preto são os sintomas mais presentes.
Essa publicação é um oferecimento
Bolsonaro sanciona projeto que fixa piso salarial para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras
05/08/2022

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras em todo o país.
O texto do projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).
Enfermeiros: R$ 4.750
Técnicos de enfermagem: R$ 3.325
Auxiliares de enfermagem: R$ 2.375
Parteiras: R$ 2.375
O piso salarial entrará em vigor imediatamente após a publicação, sendo assegurada a manutenção das remunerações e salários vigentes superiores ao piso.
O projeto foi sancionado por Bolsonaro após deputados e senadores aprovarem uma emenda à Constituição que viabilizou a criação e o pagamento dos pisos para as quatro categorias.
A mudança na Constituição estabeleceu que uma lei federal definiria os pisos nacionais das categorias, o que foi fixado com a lei sancionada por Bolsonaro.
O texto aprovado pelo Congresso determina que os pisos serão atualizados anualmente com base na inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Essa publicação é um oferecimento















