Saúde
Refrigerantes, embutidos e carnes processadas: veja quais alimentos podem deixar o metabolismo lento
04/09/2022



O metabolismo é o principal responsável por gerar energia e manter o corpo em movimento. Então, o que acontece se este mecanismo começa a funcionar com lentidão? Para além do ganho de peso e do apelo estético, um metabolismo lento pode ser responsável pelo surgimento de uma série de doenças, conforme explica a nutricionista e biomédica da Clínica NutriCilla, Ana Paula Kessler.
"O metabolismo lento pode estar relacionado a maus hábitos e estilo de vida, como alimentação ruim, poucas horas de sono, baixo consumo de água e sedentarismo. Alguns alimentos tem o poder de acelerar o metabolismo e outros podem deixa-lo mais lento", afirma A seguir, veja quais alimentos podem contribuir para o mau desempenho do metabolismo:
Os alimentos embutidos são considerados vilões em qualquer contexto no qual se discute alimentação saudável e bem-estar, portanto, em relação ao metabolismo não seria diferente. Neste sentido, evitar o consumo de presunto, peito de peru, salsicha, salame e mortadela, por exemplo, é importante para garantir uma boa qualidade de vida. “Alimentos mais gordurosos e industrializados são os responsáveis por um metabolismo mais lento”, afirma a nutricionista
O refrigerante, pela alta concentração de açúcar e conservantes na sua composição, também não é nenhum pouco benéfico para o metabolismo. Além disso, a bebida contém cafeína entre seus ingredientes, o que, segundo Ana Paula, leva o corpo a um estado de estresse metabólico.
“[Com os refrigerantes], o pâncreas precisa trabalhar mais para produzir insulina, retira as reservas de magnésio e cálcio dos ossos, a pessoa fica desidratada, mais cansada e sonolenta, além de ser viciante”, explica
Essa publicação é um oferecimento
Uma em cada cinco mulheres tem transtornos mentais comuns no Brasil
03/09/2022

Em caso de alta sobrecarga doméstica, a incidência é ainda maior, acometendo uma em cada três mulheres.
São enquadrados como TMC sintomas depressivos, estados de ansiedade, irritabilidade, fadiga, insônia, dificuldade de memória e concentração e queixas que não preenchem critérios formais suficientes para diagnóstico.
No estudo, o Instituto Feliciência ressalta que as ameaças são maiores para a população feminina devido à sobrecarga física e mental de trabalho dentro e fora de casa.
A afirmação é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que confirma que o gênero é exposto a riscos para a saúde mental por causa de processos biológicos e relações sociais.
Essa publicação é um oferecimento
Sete em cada dez crianças aptas não foram vacinadas contra a pólio a uma semana do fim da campanha
03/09/2022

Desde o dia 8 de agosto, o Ministério da Saúde faz uma campanha de multivacinação de crianças e adolescentes com o objetivo de melhorar os índices de cobertura vacinal no país, que estão em queda desde 2016.
O público alvo da ação são as 11.572.563 crianças 0 a 4 anos e 11 meses, e o imunizante aplicado em todas elas atua contra a poliomielite.
Todavia, os dados do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) mostram que a adesão não é animadora.
Na sexta-feira (2), o estado de Roraima informou que investiga um caso suspeito de pólio. Se confirmado, seria o primeiro no país em mais de 30 anos.
Faltando uma semana para o fim da campanha, que será no dia 9 de setembro, apenas 3.766.643 doses foram aplicadas, o que representa 32,55% dos indivíduos aptos a serem imunizados.
Essa publicação é um oferecimento
Mulher pensou que estava engordando, mas tinha um tumor de 46 kg; entenda o caso
02/09/2022

Na última quarta-feira (31), o cirurgião-geral Glaucio Boechat, de 45 anos, estava trabalhando no Hospital São José do Avaí, na cidade de Itaperuna, no Rio Janeiro. Era um dia normal e corrido, até que deu entrada pela emergência uma mulher, também de 45 anos, com queixas de dificuldade para respirar.
A paciente, que aparentemente era obesa, foi levada diretamente para a UTI (unidade de tratamento intensivo) e passou por uma série de exames para descobrir qual era o problema que a impedia de respirar.
"A tomografia mostrou essa massa gigante. Se não operássemos, ela não ia conseguir respirar e nós optamos por fazer a cirurgia e ressecar essa massa. Era gigante, pesamos e tinha 46 kg", explica o médico.
Nem ela e nem os familiares imaginavam que o ganho de peso não era obesidade e sim um tumor que se formou no abdômen da mulher, que corria risco de morrer.
Essa publicação é um oferecimento
Transplante de cocô pode ser a solução para infecções recorrentes por superbactéria
01/09/2022

O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE), do Reino Unido, aprovou e recomendou nesta quarta-feira (31) o transplante de microbiota fecal (FMT) – transplante de cocô – de pacientes saudáveis para pessoas com resistência ao tratamento da superbactéria Clostridium difficile, uma das causas da doença conhecida como colite.
A indicação é feita aos pacientes que no último ano foram tratados duas ou mais vezes com infecção sem obter sucesso. O intestino humano é repleto de micro-organismos e, até os 3 anos, desenvolvemos um conjunto deles, chamado de microbiota intestinal, que segue a mesmo até o fim da vida.
Com o passar dos anos essas bactérias são moduladas por fatores, como doenças, vacinas, remédios e estresse.
Essa publicação é um oferecimento
Bebê de SC com leucemia receberá medula de doador alemão
31/08/2022

O bebê Pedro, de um ano, foi diagnosticado com leucemia aos três meses de idade e teria que fazer um transplante de medula óssea.
Desde então, os pais Suélen e Alan Pinheiro, que moram em Joinville (SC), estavam atrás de um doador para salvar a vida do filho. E nesta semana, os pais de Pedro receberam a grande notícia de que um morador da Alemanha vai fazer a doação para a família.
O doador surgiu através do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), que faz a ligação entre as redes internacionais de doadores, entre eles a Alemanha. Por estar inscrito no Registro de Receptores (Rereme), Pedro foi contemplado.
Para a NSC TV Joinville, Suelen afirmou que até sexta-feira (2/9), Pedro vai passar por sessões de quimioterapia e radioterapia. No sábado (3/9), o menino irá fazer a tão aguardada cirurgia.
Essa publicação é um oferecimento
Veja 5 sinais que podem indicar câncer de mama em homens
31/08/2022

O câncer de mama é o principal tipo da tumor que afeta mulheres. Apesar de bem mais raro, esse tipo de neoplasia também se desenvolve em homens e, como a doença é menos conhecida entre o grupo, o diagnóstico pode ocorrer de maneira tardia.
De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, a incidência do câncer de mama masculino é de 1 a cada 100 casos de câncer de mama em mulheres. A médica Viviane Rezende de Oliveira, presidente da representação do DF da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO-DF), explica que os sintomas dos tumores em homens são similares aos sinais em mulheres.
Saiba 5 sinais que podem estar associados à presença de câncer de mama em homens:
1. Nódulo indolor ou tecido mamário mais espesso;
2. Alterações na pele junto com o nódulo: vermelhidão,
3. enrugamento, inchaço e aparência semelhante à casca de laranja;
4. Inversão do mamilo ou saída de sangue ou secreção;
5. Nódulos (caroços) nas mamas ou axilas;
Vermelhidão no mamilo.
Essa publicação é um oferecimento
Rio de Janeiro confirma morte de infectado com varíola dos macacos
29/08/2022

O Rio de Janeiro confirmou a primeira morte do estado causada pela varíola dos macacos nesta segunda-feira, 29. Este é o segundo óbito causado pela doença no Brasil.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a vítima foi um homem de 33 anos que estava internado e apresentava baixa imunidade e comorbidades, que se agravaram e ele foi transferido à UTI no dia 19.
Segundo a pasta, nenhuma das pessoas que tiveram contato com ele e são monitoradas apresentaram sinais de infecção.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já confirmou 4.472 casos da varíola dos macacos.
Essa publicação é um oferecimento
Vacinação contra influenza no RN estará disponível até o dia 30 de setembro
29/08/2022

A campanha de vacinação contra Influenza no Rio Grande do Norte segue até o próximo dia 30 de setembro. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a campanha no RN está com 54,5% de cobertura vacinal.
"A Influenza já matou mais de 1.700 pessoas no Brasil apenas em 2022 e 70% dos óbitos por influenza no país são pessoas que estão dentro dos grupos prioritários da campanha", disse Laiane Graziela, coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, que afirma que o aumento da cobertura vacinação vai evitar um novo surto da doença.
Também em setembro se encerra outra campanha a nível nacional: a contra poliomielite. Até o dia 25 de agosto, o percentual de vacinação contra a poliomielite no Rio Grande do Norte estava em 15,02%.
Essa publicação é um oferecimento
Número de jovens deprimidos dobra após a pandemia
28/08/2022

Diagnosticada com depressão poucos meses antes do início da pandemia, Lara Zanini sentiu a sua saúde mental piorar de vez quando entrou no ensino médio. A nova realidade de isolamento social junto com a pressão de treinar para os vestibulares agravou a angústia que ela já carregava.
“Pesou um pouco porque você nunca sabe o que vai acontecer, você pode estudar o quanto for, mas não sabe se vai passar ou não. Você quer deixar os pais e a família feliz, quer se orgulhar de si mesmo e passar em faculdades boas que tenham o seu perfil, e fica muito essa questão de vai acontecer ou não vai”, diz a jovem de 19 anos.
O caso dela não é exclusividade. Além de afirmar que tem vários amigos enfrentando situações similares a sua, dados da pesquisa Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) demonstram que o número de jovens diagnosticados com depressão praticamente dobrou depois da pandemia. A prevalência do transtorno em jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos era de 7,7% e saltou para 14,8%.
Essa publicação é um oferecimento
Vitamina D: quanto tempo leva para a suplementação fazer efeito?
28/08/2022

Indivíduos com deficiência de vitamina D costumam se queixar de dores musculares e nos ossos, fraqueza e até de depressão.
Os suplementos de vitamina D3 aparecem como solução para repor os níveis deste nutriente – obtido naturalmente com a exposição à luz solar. Mas quanto tempo eles demoram até aliviar os sintomas desagradáveis?
A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio no organismo. A suplementação só deve ser feita sob orientação médica mediante comprovação de deficiência por exame de sangue. As doses vão ser determinadas pela idade do paciente.
Essa publicação é um oferecimento
Apenas uma dose de álcool pode modificar o cérebro, segundo pesquisadores
26/08/2022

Segundo pesquisadores alemães, uma única dose de álcool é capaz de alterar a morfologia dos nossos neurônios.
Um dos estudiosos da pesquisa, Henrike Scholz, disse “Nós partimos para descobrir alterações moleculares dependentes de etanol. Estes, por sua vez, fornecem a base para alterações celulares permanentes após uma única intoxicação aguda por etanol. Os efeitos de uma única administração de álcool foram examinados nos níveis molecular, celular e comportamental”.
Os pesquisadores querem propor um outro olhar de investigação sobre os efeitos do consumo do álcool, já que a maioria das pesquisas examinam os efeitos do consumo crônico de álcool no hipocampo. No estudo, os autores encontraram mudanças pelo álcool em duas áreas: dinâmica mitocondrial e equilíbrio entre as sinapses nos neurônios. Para que a hipótese fosse testada, os cientistas analisaram o modelo genético de moscas de frutas (Drosophila melanogaster) e camundongos.
As mitocôndrias são organelas responsáveis por fornecer energia às células, especialmente as do sistema nervoso. Sendo assim, para entregar energia, as mitocôndrias se movem. No estudo, os pesquisadores constataram que o movimento das organelas foi perturbado quando foram submetidos ao álcool.
“Esses mecanismos podem até ser relevantes para a observação em humanos de que a primeira intoxicação alcoólica em idade precoce é um fator de risco crítico para a intoxicação alcoólica posterior e o desenvolvimento do vício em álcool. Isso significa que identificar mudanças duradouras dependentes de etanol é um primeiro passo importante para entender como o consumo agudo pode se transformar em abuso crônico de álcool”, explicou o professor Henrike Scholz.
O estudo Intoxicação por etanol em dose única causa alterações neuronais agudas e duradouras no cérebro foi realizado por uma equipe de pesquisadores das Universidades de Colônia, Mannheim e Heidelberg, na Alemanha. A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
Essa publicação é um oferecimento
Com 18 casos confirmados de varíola dos macacos, RN lança plano de contingência
26/08/2022

Com 18 casos confirmados de pacientes com varíola dos macacos (Monkeypox) no Rio Grande do Norte, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) lançou nesta quinta-feira (25) um plano de contingência para prevenção e combate à disseminação da doença.
Segundo o governo, o documento pretende orientar os serviços de saúde do estado sobre as medidas de preparação e resposta.
Três unidades de saúde são apontadas como referência para casos suspeitos e confirmados: o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, e o Hospital Maria Alice Fernandes, também em Natal, porém voltado ao público pediátrico (infantil).
Essa publicação é um oferecimento
Veja 6 alimentos que atrasam o metabolismo e precisam ser evitados
25/08/2022

O metabolismo é responsável por regular praticamente todas as funções importantes do corpo. Entre elas estão a circulação sanguínea, a temperatura corporal, a regulação hormonal e, até mesmo, a respiração. A alimentação tem um papel fundamental, podendo acelerar ou retardar as reações metabólicas.
De acordo com o nutricionista Bruno Redondo, uma alimentação balanceada consegue garantir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do metabolismo – exceto em pessoas que têm algum problema genético. Por outro lado, uma dieta pobre em variedade e qualidade, a falta de atividades físicas e o sono irregular retardam as taxas metabólicas e atrapalham o organismo.
1.Refrigerantes: consumo elevado de açúcar retarda o metabolismo por conta da síndrome cardiometábolica, que atrapalha as funções vitais do corpo;
2.Salgadinhos industrializados: o alto teor de sódio e o baixo valor nutritivo do alimento retardam as funções metabólicas;
3.Suco pronto: considerado inadequado por conta da grande quantidade de açúcar;
4.Tempero em pó e macarrão instantâneo: possuem baixo valor nutritivo e alto teor de sódio;
5.Sorvete: alto teor de gordura trans e açúcar;
6.Achocolatado: devido à quantidade excessiva de açúcar.
Essa publicação é um oferecimento
“Doença do Tatu” faz uma vítima e deixa outro em estado grave
25/08/2022

No estado do Piauí, precisamente na cidade Simões, um jovem de apenas 17 anos veio a óbito após ter se contaminado com o fungo Paracoccidioidomicose, e a sua complicação conhecida popularmente como “doença do tatu”.
Além do jovem que veio a óbito, irmão e amigo do adolescente também tiveram contato com o fungo e o último está internado em estado grave.
Esse é primeiro caso registrado na cidade em quatros anos. A contaminação se dá pelo contato com os esporos do fungo.
No caso do interior do Piauí, os três jovens acabaram mexendo no solo e acabaram inalando a substância do buraco infectado.
Há três meses, eles saíram para caçar tatu e, em casa, começaram a sentir falta de ar e febre. A vítima chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu.
O irmão teve sintomas leves e segue em acompanhamento ambulatorial. Já o amigo está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em 2018, o município contabilizou outros casos — um deles resultando em morte. Os sintomas não são contagiosos nem transmitidos de animal para humano ou humano para humano.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Simões explica sobre a doença. Leia na íntegra:
“A Paracoccidioidomicose (PCM) é conhecida popularmente por “Doença do Tatu”. A associação com o animal acontece porque o homem ao caçar tatus entra em contato com as tocas (buracos), onde o solo está contaminado pelo fungo.
Em 2018, o município contabilizou outros casos — um deles resultando em morte. Os sintomas não são contagiosos nem transmitidos de animal para humano ou humano para humano.
Essa publicação é um oferecimento
Varíola dos macacos: 19 cidades do RN têm casos suspeitos da doença
24/08/2022

O Rio Grande do Norte tem 18 casos confirmados e 57 suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox), de acordo com os dados desta segunda-feira 22 do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap). No último sábado 20, eram 14 casos confirmados e 59 suspeitos no estado.
Os 57 casos suspeitos estão distribuídos entre 19 municípios potiguares: Tibau do Sul (1), São Rafael (2), São Gonçalo do Amarante (2), Riachuelo (1), Parnamirim (7), Nova Cruz (2), Natal (22), Mossoró (1), Marcelino Vieira (1), Lagoa Salgada (1), Lagoa Nova (1), Jandaíra (5), Extremoz (3), Ceará-Mirim (1), Baraúna (1), Angicos (1), Bento Fernandes (1) e São José de Mipibu (3).
Há ainda 1 caso suspeito do país de residência Portugal.
Além disso, há dois casos prováveis em Natal, dois em Parnamirim e um em Pedro Avelino. Os casos confirmados foram registrados em Natal (13), Parnamirim (4) e Mossoró (1). A varíola dos macacos costuma causar erupções na pele, que se espalham pelo corpo. As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas e a transmissão pode ocorrer por contato muito próximo, através de toque em lesões, por via respiratória e até por gotículas de saliva.
Essa publicação é um oferecimento
Veja dicas que ajudam a prevenir problemas de memória e sinais de demência na velhice
24/08/2022

Dedicar-se a um bom caça-palavras é uma das dicas mais populares quando o assunto é exercitar a memória e garantir um bom desempenho cognitivo na velhice. Mas será essa a única forma de preservar as nossas lembranças – e o nosso cérebro – ao longo da vida? Especialistas ouvidos pelo R7 explicam que não é simples assim.
Há uma série de fatores associados ao funcionamento da memória, e a velha máxima “você é o que você come” também pode ser aplicada nesse caso, assim como há questões relacionadas à genética e a doenças de base.
É inevitável que a memória passe por alterações ao longo da vida e que, a partir de certa idade, as informações não sejam mais processadas com a mesma rapidez e facilidade.
No entanto, é possível chegar à velhice sem sinais de demência ou perdas cognitivas importantes, explica o neurocirurgião Marcelo Valadares, do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e pesquisador da disciplina de neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Para isso, o caminho é conhecido: manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.
Essa publicação é um oferecimento
Brasil tem dois casos de varíola do macaco em bebês com menos de um ano
23/08/2022

O avanço da varíola do macaco (monkeypox) no Brasil já se dissemina por diversos grupos, incluindo bebês. São Paulo e Bahia registraram neste mês casos de menores de 1 ano de idade infectados.
Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou ao R7 que um bebê do sexo masculino de 10 meses apresentou sintomas da doença no último dia 11, com exame posterior que confirmou a varíola do macaco.
"A criança se encontra em isolamento domiciliar e no momento está clinicamente estável e sem sinais de agravamento, com quadro clínico característico para a doença, com febre e lesões cutâneas", diz a pasta em nota.
Na Bahia, um bebê de 2 meses teve teste positivo para monkeypox no dia 5 de agosto. A Secretaria da Saúde do estado não informou mais detalhes a respeito do caso.
O Boletim Epidemiológico de monkeypox publicado na segunda-feira (22) pelo Ministério da Saúde informa que 20 casos de bebês e crianças de zero a 4 anos haviam sido confirmados até o dia 13.
Essa publicação é um oferecimento
RN não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 24
23/08/2022
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (23). São 550.789 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 24 novos casos, sem ocorrência de óbitos.
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.433. Em investigação são 1.117. Recuperados são 540.731. Casos suspeitos somam 543 e descartados são1.039.350. Estimativa de casos em acompanhamento: 1.625.
Essa publicação é um oferecimento
Ministério da Saúde lança campanha sobre a varíola dos macacos
23/08/2022

Com o conceito Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (22), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.
Números
Em todo o mundo, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença. No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, de 21 de agosto, há 3.788 casos confirmados. A campanha adverte que a principal forma de prevenção é evitar contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados como, por exemplo, copos, talheres, lençóis e toalhas.
Tratamento
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o fato de não existir um tratamento específico para a doença não quer dizer que ela não tenha tratamento. Segundo Queiroga, sintomas como dor podem ser amenizados com medidas específicas.
Vacinas
O Ministério da Saúde iniciou no mês passado as tratativas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS para a compra de 50 mil doses da vacina contra a doença. “É necessário que haja um contrato a ser firmado pelo Ministério da Saúde com a Opas, para deixar isso bem claro, para que tenhamos uma previsão de entrega dessas vacinas. A previsão era de que se entregasse no fim do mês de agosto. A Socorro [Gross, representante da Opas] me informou que seria no começo de setembro. Seriam duas remessas, são três agora. Há uma carência desse insumo a nível mundial”, justificou Queiroga.
Essa publicação é um oferecimento













